Interdisciplinaridade e complexidade no curso de graduação em Administração

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Nério Amboni
Rui Otávio Bernardes de Andrade
Arnaldo José de Lima
Isabela Regina Fornari Muller

Resumo

Este artigo tem por objetivo geral discutir as bases, a metodologia de operacionalização e os resultados do programa de integração horizontal e vertical de conteúdos implantados no 2º semestre de 2009 no Curso de Graduação em Administração em uma Universidade Pública Estadual da Região Sul do Brasil. Os conceitos e as características dos paradigmas tradicional e emergente da ciência e seus reflexos na educação são discutidos, além de a questão da interdisciplinaridade, com suas respectivas modalidades e classificações, ser observada no referencial teórico. A pesquisa é exploratória, descritiva e interpretativa. Os dados e as informações foram coletados por meio de pesquisa bibliográfica, observação participante e análise documental. Eles foram organizados e sistematizados a partir dos indicativos constantes nos planos de ensino (objetivos das disciplinas, conteúdos programáticos, metodologias de ensino-aprendizagem, sistemas de avaliação e referências bibliográficas). Os dados e as informações foram descritos e interpretados a partir da vivência dos autores no curso de Administração, complementada pelos fundamentos teóricos e práticos discutidos pelos estudiosos da área. O programa foi operacionalizado por meio de integração sistêmica e complementar quando da realização de reuniões de sensibilização, de reuniões pedagógicas e de reuniões de socialização, além de sessões de feedback. O programa revelou que: a) gestores, docentes e alunos precisam estar identificados e comprometidos para entender e perceber as consequências do paradigma cartesiano, assim como a relevância dos fundamentos do paradigma da complexidade, na implantação de programas voltados à interdisciplinaridade; b) a interdisciplinaridade identifica e nomeia uma mediação possível entre saberes e competências, garantindo a convivência criativa com as diferenças, como percebido na identificação de temas e conceitos em comum; e c) a prática interdisciplinar representa uma possibilidade pedagógica [...]

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Como Citar
Amboni, N., Andrade, R. O. B. de, Lima, A. J. de, & Muller, I. R. F. (2012). Interdisciplinaridade e complexidade no curso de graduação em Administração. Cadernos EBAPE.BR, 10(2), 302 a 328. Recuperado de https://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/5265
Seção
Artigos

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