O papel dos fatores políticos na internacionalização de empresas: o caso da Energias de Portugal (EDP) no Brasil

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Carla Madalena Alves Fernandes
Rodrigo Bandeira-de-Mello
Pedro Pinto Zanni

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar o papel dos fatores políticos e sua relação com os fatores mercadológicos no processo de internacionalização de empresas multinacionais. Este estudo de caso processual permite que a dinâmica do fenômeno seja analisada em três níveis: o ambiente nacional, setorial e organizacional. É realizada uma revisão teórica sobre a empresa multinacional e sobre o papel dos fatores políticos. Posteriormente, é descrito e analisado o processo de internacionalização de uma empresa portuguesa de capitais públicos, a – Energias de Portugal (EDP). Conclui-se que a posse de capacidades e recursos técnicos e de know-how para a entrada e consolidação da empresa no Brasil foram condições necessárias, mas não suficientes para viabilizar o processo de internacionalização da EDP no Brasil; e que a história da EDP no Brasil representa o caso de uma empresa oriunda de um país com estabilidade institucional que desenvolveu novas capacidades para lidar com o ambiente político e mitigar o risco.

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Como Citar
Fernandes, C. M. A., Bandeira-de-Mello, R., & Zanni, P. P. (2012). O papel dos fatores políticos na internacionalização de empresas: o caso da Energias de Portugal (EDP) no Brasil. Cadernos EBAPE.BR, 10(2), 435 a 455. Recuperado de https://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/5271
Seção
Artigos