Isomorfismo e variação da gestão escolar na rede pública brasileira de Ensino Fundamental

Conteúdo do artigo principal

Ângela França Versiani
Plínio Rafael Reis Monteiro
Sérgio Fernando Loureiro de Rezende

Resumo

Este artigo discute a homogeneidade e variação da gestão nas escolas da rede pública brasileira de Ensino Fundamental. Sua elaboração teórica se respalda no debate contemporâneo da perspectiva institucional que questiona a homogeneidade dos campos organizacionais. Uma das lacunas de pesquisa consiste em revelar como as formas estruturais de determinado campo organizacional são isomórficas e quais são suas consequências sociais. Diante desse quadro, levantam-se duas proposições. A primeira, relacionada ao isomorfismo, assume que há um modelo de gestão educacional disseminado nas redes públicas de ensino. E a segunda admite variações desse modelo associadas ao desempenho das escolas. Na metodologia, aplicou-se um survey a 551 professores da rede municipal de ensino da cidade de Belo Horizonte. Os resultados comprovaram o isomorfismo de um modelo de gestão educacional pautado nos valores de diálogo e participação. Também se observaram variações desse modelo associadas ao desempenho das escolas. Desse modo, a principal contribuição teórica do artigo foi a identificação das lógicas institucionais em um campo organizacional e suas consequências sobre as organizações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
Versiani, Ângela F., Monteiro, P. R. R., & Rezende, S. F. L. de. (2018). Isomorfismo e variação da gestão escolar na rede pública brasileira de Ensino Fundamental. Cadernos EBAPE.BR, 16(3), 382–395. Recuperado de https://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/65934
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Ângela França Versiani, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Professora doutora do Programa de Pós Graduação de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Plínio Rafael Reis Monteiro, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professor doutor do Centro de Pesquisas e Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Sérgio Fernando Loureiro de Rezende, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Professor doutor do Programa de Pós Graduação de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)