Teoria da Ação Comunicativa e responsabilidade social empresarial: uma proposta de pesquisa

Conteúdo do artigo principal

Yvon Pesqueux
Isabella Francisca Freitas Gouveia de Vasconcelos

Resumo

Neste artigo, empreendemos uma revisão da Teoria da Ação Comunicativa e propomos uma agenda de pesquisa sobre a adoção de fóruns de debate de inspiração habermasiana nas organizações, visando à fixação de agendas de desenvolvimento sustentável para diversos setores da economia. Como a responsabilidade social da empresa diz respeito à implementação, por parte dela, de ações de desenvolvimento sustentável, considera-se que deva estabelecer uma agenda de desenvolvimento sustentável tendo em vista sua atuação em setores específicos da economia. Assim, a pauta de desenvolvimento de produtos, serviços e tecnologias que obedeçam às diretrizes de desenvolvimento sustentável deve ser fixada de acordo com critérios substantivos a ser debatidos em fóruns de comunicação de inspiração habermasiana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
Pesqueux, Y., & Vasconcelos, I. F. F. G. de. (2013). Teoria da Ação Comunicativa e responsabilidade social empresarial: uma proposta de pesquisa. Cadernos EBAPE.BR, 11(1), 30 a 40. Recuperado de https://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/7863
Seção
Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3