Know-how or know why? Um caso de ensino do Hipermercado Know

Conteúdo do artigo principal

Ismael Luiz Santos
Sidnei Viera Marinho
Anete Alberton
Leonardo Costa

Resumo

A Hipermercados Know é uma empresa familiar do ramo supermercadista fundada em meados da década de 1980, no estado de Santa Catarina. Hoje ela conta com 13 lojas, distribuídas em 5 cidades do estado, vendendo um total de 25 mil itens. O setor está crescendo rápido, mas o crescimento da firma enfrenta desafios relacionados à gestão de pessoas: há uma escassez de pessoal qualificado no mercado, e o turnover e o absenteísmo são muito altos. Como lidar com isso e continuar crescendo? O caso pode ser usado em disciplinas de empreendedorismo ou estratégia, além de gestão de pessoas de cursos de graduação em Administração ou de formação de executivos e MBAs.


 

DOI: 10.12660/gvcasosv5n2c13
http://dx.doi.org/10.12660/gvcasosv5n2c13


Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Seção
Casos
Biografia do Autor

Ismael Luiz Santos, UNIVALI

Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí UNIVALI (2015), MBA Gestão Empresarial pela GAMA FILHO (2012) e graduado pela Universidade do Vale do Itajaí UNIVALI (2007). Profissionalmente, consultor terceirizado do SEBRAE em projetos de inovação e tecnologia para micro e pequenas empresas, palestrante e consultor da ACATS Associação Catarinense de Supermercados no âmbito de qualificação e requalificação profissional, Professor do SENAI SC na unidade de Balneário Camboriú para os cursos técnicos, qualificação e aprendizagem. Professor da AVANTIS da disciplina de Administração da Produção I e II para o curso de administração, professor da FAPAG da disciplina de economia para os cursos de administração e negocios imobiliários.

Sidnei Viera Marinho, UNIVALI

Possui graduação em Engenharia de Produção Mecânica (1996) e Administração (2012), mestrado em Engenharia de Produção (1999) e doutorado em Engenharia de Produção (2006) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) no curso de Graduação em Administração e no Programa de Pós-Graduação em Administração. Líder do Núcleo de Pesquisa em Tecnologias de Gestão (NuTEG). Pesquisador do Grupo de Estudos em Estratégia e Performance (GEEP). Editor da Revista Alcance. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de custos, administração financeira, avaliação de desempenho, gerenciamento de processos, balanced scorecard e logística e operações.

Anete Alberton, UNIVALI

Doutorado e Mestrado em Engenharia de Produção (2003 e 1996), Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (1995) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/SC). Graduação em Administração (1992), Engenharia Civil (1991) e Educação Artística (1988) pela Fundação Universidade do Rio Grande (FURG/RS). Atualmente é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UNIVALI) e do curso de Graduação em Administração (UNIVALI/SC). É coordenadora dos MBAs em Gestão Empresarial, Finanças Empresariais, Marketing Estratégico e Gestão Estratégica de Pessoas (UNIVALI/SC). Professora do curso de Mestrado em Turismo e Hotelaria (PPGTH/UNIVALI) de 2004 a 2012. Editora da Revista Turismo Visão e Ação (UNIVALI/SC) de 2007 a 2012. Professora de cursos de extensão e especialização na área de Finanças Corporativas em diversas instituições do estado de Santa Catarina. Coordenou, na UNIVALI, a Pós- Graduação em Gestão Financeira (2005/07) e Gestão para o Mercado de Energia (2007/08) e a Graduação em Administração (Finanças, Serviços e Administração - Geral) de 2000 a 2003. Pesquisadora do Grupo de Estudos em Estratégia e Performance (GEEP), Núcleo de Pesquisa em Tecnologias de Gestão (NuTeG) e do Grupo de Estudos em Sustentabilidade e Gestão (GESEG), do qual é líder. Autora de um livro e sete capítulos de livros, trinta e dois artigos em periódicos especializados e diversos artigos em anais de eventos nacionais e internacionais. Possui itens de produção técnica como organização de eventos e coordenação de processo de reconhecimento de cursos de Graduação em Administração. Participou de diversos eventos no Brasil e exterior. Orientou duas teses de doutorado, vinte e duas dissertações de mestrado, vinte e duas monografias/cases, vinte e oito trabalhos de iniciação científica e mais de trinta trabalhos de conclusão de curso de graduação nas áreas de Administração e Turismo. Coordenou e integrou projetos de pesquisa financiados pela FINEP, CNPq, FAPESC e UNIVALI. Recebeu dois prêmios de autoria de trabalho em congressos e orientou duas dissertações premiadas em edições consecutivas do congresso da ANPTUR (2007 e 2008). Coordena (dois) projetos de pesquisa financiados pelo CNPq (Universal) e UNIVALI (PIBIC). Integra o Projeto Pro-Adm (CAPES/UNIVALI). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira e Gestão Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: fluxo de caixa, plano de negócio, análise de investimentos, gestão de empreendimentos turísticos, gestão ambiental e gestão de pequenas empresas.

Leonardo Costa, FIESC - SENAI

Possui graduação em Tecnologia em Processos Industriais pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2002) e Pós Graduação em Engenharia de Produção pela (UFSC) 2006. Atualmente é Coordenador de Negócio de Grande Impacto no SENAI/SC. Tem experiência na área de Consultoria Tecnológica e Gestão Empresarial em empresas de médio e grande porte. Principais competências: Gestão estratégica, Gestão de Processos, Modelos de Excelência em Gestão (MEG-FNQ), Balanced Scorecard, Inovação de Valor, entre outros.