Diretrizes para Autor
O artigo tecnológico a ser submetido para a GVcasos consiste em um relato de experiência ou apresentação de resultados de pesquisa aplicada no campo do ensino/aprendizagem em Administração e áreas correlatas. Deve apresentar de forma objetiva, precisa e sucinta a experiência didática relatada ou o problema estudado, bem com o resultado encontrado ou estabelecido para essa situação -problema.
Formatação dos artigos tecnológicos:
• Extensão: 2 a 5 mil palavras;
• Fonte: Times New Roman, tamanho 12;
• Alinhamento: à esquerda;
• Espaçamento entre linhas: 1,5;
• Espaçamento após parágrafo: 12 pontos;
• Itálico: utilizar em palavras e/ou expressões de língua estrangeira;
• Negrito: utilizar somente para títulos e subtítulos;
• Aspas: utilizar em citações diretas de até 40 palavras;
• Autoria: os autores não devem inserir seus nomes no texto. É permitida a inclusão de até cinco autores. Em situações excepcionais, recomenda-se consultar o editor;
• Título: em caixa alta + negrito, com limite de 80 caracteres com espaço;
• Título em inglês, com a mesma formatação;
• Resumo – texto estruturado, abaixo do título, com limite de 150 palavras, contendo os seguintes itens: Objetivo, Escopo, Originalidade, Relevância.
• Palavras-chaves quatro a seis palavras, que possam facilitar o acesso ao texto em processos de busca
• Abstract e keywords, seguindo o mesmo padrão do Resumo e Palavras-chave;
• Seções – os artigos terão tipicamente as seguintes partes:
- Artigos de pesquisa aplicada: introdução, estado da arte, metodologia, resultados e impactos práticos
- Artigos de relato de experiência: introdução, narrativa da experiência, resultados e impactos práticos
• Títulos de seções: em negrito
• Parágrafos: com recuo de 1,25 cm
• Quadros, gráficos, diagramas e figuras: devem ser incorporados no texto, em formato aberto/editável, e identificados com títulos específicos. A eventual obtenção de autorização de reprodução de imagens é de responsabilidade do autor
- Não inserir destaques
• Referências: devem ser inseridas em forma de notas no fim do texto (em algarismos arábicos), ou seja, ser incluídas apenas no fim do artigo, seguindo as normas APA.
O caso de ensino a ser submetido para a GVcasos deve constar de duas partes, a saber:
1 – Caso:
Esta parte deve conter preferencialmente um mínimo de 3 (três) e um máximo de 20 (vinte) páginas, incluindo eventuais tabelas e/ou figuras de apoio. Deve conter uma exposição, com texto claro e fluente, que descreva um contexto de tomada de decisão e um problema decisório.
Estrutura sugerida para o corpo do caso:
(a) Descrição inicial do contexto e do problema (apresentação dos personagens envolvidos, contexto de tomada de decisão etc);
(b) Background da empresa ou organização objeto do caso (histórico, setor de atividade, principais produtos/mercados, indicadores financeiros etc);
(c) Descrição detalhada do contexto e do problema. Nesta parte, deverão ser sinalizadas potenciais alternativas de decisão, sem a necessidade de esgotar alternativas possíveis, que poderão ser geradas pelos alunos na atividade de discussão do caso.
(d) Fechamento do caso, estimulando o leitor a pensar sobre o futuro da empresa considerando o descrito e os cenários derivados da situação de decisão que se apresenta. É desejável enunciar ao final do texto um conjunto de questões para discussão. Tais questões servem como um guia para os alunos melhor estruturarem o problema, e auxiliam o professor na aplicação do caso de ensino em sala de aula.
2 – Notas de Ensino:
Todos os casos de ensino submetidos à GVcasos deverão ser acompanhados das respectivas notas de ensino, que atenderão aos seguintes requisitos:
(a) As notas de ensino deverão conter exposição teórica do assunto relativo ao caso de ensino, entendendo-se por exposição teórica a exploração do arcabouço conceitual necessário à exploração ou discussão do caso. Naturalmente, o volume de conceitos tratado na exposição teórica variará conforme o caso de ensino e sua área de escopo.
(b) As notas de ensino também deverão contemplar aspectos pedagógicos relativos à aplicação do caso de ensino em sala de aula. Os aspectos pedagógicos podem conter sugestões de dinâmicas de discussão do caso de ensino; a relação entre a dinâmica sugerida e os objetivos do caso; comportamentos esperados por parte dos alunos a partir da discussão; sugestões de utilização do espaço da lousa por parte do professor; etc. Em suma, as notas de ensino devem conter sugestões de uso do caso em sala de aula e colaborar para a obtenção de resultados didáticos.
(c) Análise das possíveis alternativas de decisões/soluções da situação organizacional enfocada no texto do caso, de forma a apoiar o trabalho do professor que aplicará o caso e colaborar com a obtenção de resultados relevantes na utilização do caso de ensino como instrumento didático.
(d) Registro de referências bibliográficas pertinentes aos conceitos abordados na exposição teórica. Citações e referências devem aparecer apenas nas notas de ensino, nunca no corpo do caso.
Caso o trabalho esteja em outro idioma, solicita-se o envio adicional de sua versão traduzida para o português, tanto do caso como das notas de ensino.
FORMATAÇÃO DE CASOS E NOTAS DE ENSINO
Ambas as partes que compõem o caso submetido – corpo do texto e notas de ensino – devem constar no mesmo arquivo (extensão “.doc” ou ”.docx”).
Formatação geral:
- Língua de publicação: português, espanhol ou inglês. Para submissões em espanhol ou inglês, solicita-se o envio adicional da versão traduzida para o português, tanto do caso como das notas de ensino.
- Autoria: Para preservar o anonimato, a identificação de autoria fica restrita ao formulário de cadastro no sistema de submissão de artigos. Não deve haver identificação do(s) autor(es) ao longo do artigo e nas “propriedades” do Word.
- Extensão: Máximo de 10.000 palavras, incluindo eventuais tabelas e/ou figuras, anexos/apêndices e as notas de ensino.
- Editor de texto: Word do Office 2003 ou posterior.
- Papel: A4 (29,7 x 21 cm).
- Fonte: Times New Roman, tamanho 12.
- Alinhamento: Justificado.
- Espaçamento entre linhas: 1,5.
- Parágrafos: Primeiro parágrafo de cada seção sem recuo, os demais recuos de 1,25 cm.
- Margens: superior 3cm, inferior 2cm, direita 2cm, esquerda 3cm.
- Tabelas, quadros e figuras: Devem ser numeradas sequencialmente e inseridas no fim do documento.
- Tabelas, quadros e figuras que contenham texto devem ser em formato editável e não em formato de imagem.
- Notas de rodapé ou de final de texto: evitar o uso de ambas.
Título, resumo e palavras-chave
- Título, resumo e palavras-chave devem ser submetidos em português e inglês.
- Título: Caixa alta + negrito. Máximo de 80 caracteres com espaço.
- Título (segunda língua): Caixa alta/baixa + negrito. Máximo de 80 caracteres com espaço.
- Resumo: Máximo de 100 palavras, em português e inglês, em parágrafo único.
- Palavras-chave: Cinco palavras-chave, separadas por vírgula, em português e inglês.
Referências
A GVcasos adota as normas da American Psychological Association (APA) para formatação de citações e referências. Para consultar as normas clique aqui.