Meu negócio não pode morrer: dilemas da expansão de um cemitério-parque

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Carolina Maria Furtado Matos
Ayrton Santos Queiroz
Denilson Pereira da Silva
Roberta Ribeiro Garcia
Ruan Carlos dos Santos

Resumo

Este caso de ensino tem como objetivo analisar as estratégias utilizadas em um dos cemitérios mais conhecidos do Brasil. Os empreendedores estão passando por um dilema em que se encontram com duas alternativas, crescer ou crescer. Conduzido pela sua paixão de inovar, Diego decidiu mudar o modo como as pessoas em sua cidade enxergavam o negócio de sua família, um cemitério. Foi quando contratou uma empresa para ajudá-lo nessa empreitada, com a utilização do marketing digital. Tudo deu muito certo, mas com alguns erros ao longo do caminho. Aumentou o número de vendas de seus serviços e produtos, e, então, decidiram começar a pensar em expandir o negócio. O caso possibilita ao professor explorar temas voltados para o perfil empreendedor, as cinco forças de Porter e posicionamento estratégico. Ao final da leitura, os alunos serão convidados a propor soluções para o negócio da família de Diego.

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Casos
Biografia do Autor

Carolina Maria Furtado Matos, Universidade Federal do Piauí-UFP/Professora Temporária do Curso de Administração

Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2018), graduada em Administração de Empresas pelo Centro Universitário UNINOVAFAPI, com certificação da Fundação Getúlio Vargas (2011). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: empresas familiares, gestão organizacional, empreendedorismo, cultura organizacional e planejamento estratégico.

Ayrton Santos Queiroz, UNIVALI/Coordenador e Professor do Curso de Administração no Campi Tijucas

Doutorando em Administração pela Universidade do Vale de Itajaí. Mestre em Administração. Especialista em Educação à distância: Gestão e Tutoria. Graduado em Administração Empresarial e Pública no Centro Universitário do Norte - Laureat Internanational Universities. Possuo experiência em Docência em cursos relacionados à área de Administração. Atuo na Universidade do Vale do Itajaí em Santa Catarina, como: Coordenador do Curso de Administração do Campus - Tijucas, Membro do NDE do curso de Administração, Professor titular das disciplinas de Empreendedorismo e Organização, Sistemas e Métodos e orientador de Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC

Denilson Pereira da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI /Professor Efetivo do Departamento de Gestão e Negócios Universidade Federal do Piauí- UFP /Doutorado em andamento em Educação

Graduado em Administração pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2005). Pós-graduação, com título de Especialista em Administração Pública pela Universidade Federal do Piauí (2007). Mestre em Administração pela Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Fortaleza - UNIFOR (2017). Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Piauí - UFPI (2017). Atuou como professor substituto no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI(04/2008 a 07/2009) e na Universidade Estadual do Piauí - UESPI (03/2009 a 03/2010), professor formador na modalidade EaD dos cursos de especialização em Gestão Pública, Gestão Pública Municipal e Gestão em Saúde do NEAD/UESPI/UAB (2010). Atualmente é professor efetivo do Departamento de Gestão e Negócios no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI .

Roberta Ribeiro Garcia, IFSC-Instituto Federal de Santa Catarina - Campus de São Miguel do Oeste/Professora Substituta Temporária

Mestra e Graduada em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), linha de pesquisa Estratégia, Gestão e Sociedade. Realiza pesquisas de campo com temas como: imigração, políticas públicas, cultura e clima organizacional e empreendedorismo.