Homens de negócios no século XXI: três possibilidades em perspectiva

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Rodrigo Guimarães Motta
https://orcid.org/0000-0002-5331-0294
Maria Amélia Jundurian Corá

Resumo

Manoel, Leandro e Joverley são homens de negócios brasileiros que construíram suas carreiras ao longo das últimas décadas do século passado e as primeiras deste. Com trajetórias de vida muito distintas, os três tiveram pontos de partida, familiar e social, diferentes, assim como a formação acadêmica e profissional. Mesmo assim, cada um à sua maneira, obteve destaque nos negócios, seja como empresário ou como executivo. A partir dessas três histórias de vida, os alunos são convidados pelo professor responsável por ministrar o caso de ensino a refletir de forma crítica sobre as disposições herdadas e adquiridas de cada um desses homens de negócios, sob a óptica da sociologia disposicionalista e dos conceitos de Pierre Bourdieu. Além disso, é introduzido o conceito de tipo ideal, tal qual elaborado por Max Weber, e o tipo ideal de homem de negócio contemporâneo, segundo o livro de Sá, O homem de negócios contemporâneo (2011), no qual versa sobre a proximidade entre os variados perfis. Os alunos são também orientados a fazer uma reflexão individual sobre os contextos social, acadêmico e econômico em que estão eles próprios inseridos e, nesse momento precoce de sua trajetória, de qual tipo ideal se aproximam como indivíduos.

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Biografia do Autor

Maria Amélia Jundurian Corá, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – São Paulo, SP, Brasil

Doutora em ciências sociais