TNT Express: os desafios de alinhar interesses e integrar culturas organizacionais em um processo de joint venture

Conteúdo do artigo principal

Giovana Guardia Kill Porteiro
Gustavo Andrey de Almeida Lopes Fernandes

Resumo

O caso apresenta a situação da empresa TNT, que deseja estruturar seu programa de expansão para a América Latina e abrir o capital da empresa. Para tanto, a TNT decide estabelecer uma sociedade (joint venture) com um fundo internacional de private equity (“Fundo Internacional Mudar” – FIM). As origens culturais da TNT e do FIM são díspares, e as lógicas de atuação, distintas, apesar dos interesses supostamente convergentes. No decorrer dos planos, surgem conflitos e dilemas éticos que resultam na dissolução da sociedade. O protagonista do caso é o Sr. Silva, presidente interino que terá que testemunhar no processo de arbitragem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Seção
Casos
Biografia do Autor

Gustavo Andrey de Almeida Lopes Fernandes, Escola de Administração de Empresas de São Paulo da FGV – São Paulo, SP, Brasil

Professor Assistente do Departamento de Gestão Pública da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP). Doutor em Economia pela Universidade de São Paulo, tendo recebido por sua dissertação de mestrado a terceira colocação no Prêmio BNDES em 2008. Foi Visiting Scholar do Global Institute, no King`s College London, na University of London, tendo realizado pós-doutoramento em Harvard. Além disso, foi Diretor da Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo entre 2008 e 2009, tendo participado de diversas comissões de concurso público, destacando-se o concurso para Substituto de Conselheiro. É pesquisador nas áreas de políticas públicas, especialmente, nos temas de educação e de desenvolvimento.