Perdidos no espaço: uma negociação estratégica
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Inspirado num episódio real, este caso apresenta uma situação de conflito entre três empresas que desenvolvem conjuntamente um projeto de alta complexidade e elevado valor. Para cada uma delas, tal projeto é estratégico – não só pelos valores envolvidos, como também pelos possíveis impactos em termos de imagem e reputação. Durante o desenvolvimento, uma divergência técnica gerou um impasse que pode levar todas as três empresas a pesadas perdas. O foco da atuação de cada participante será, então, a busca de uma solução que proteja, da melhor forma possível, os interesses da empresa que representará. Pode ser aplicado em disciplinas de Negociação e de Estratégia de Negócios, e é adequado a alunos que já tenham alguma maturidade, dada a complexidade do problema.
Nota: no material a ser distribuído aos participantes, não há nenhuma menção sobre ser uma negociação estratégica. É parte do aprendizado encontrarem, por si sós, o caminho da solução.
Downloads
Detalhes do artigo
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A FGV EAESP Pesquisa e Publicações detém os direitos patrimoniais dos artigos que publica, inclusive os de tradução e adota a Licença de Atribuição (BY) do Creative Commons (http://creativecommons.org/licenses/by/3.0) em todos os trabalhos publicados, exceto quando houver indicação específica de outros detentores de direitos autorais. Em caso de dúvidas, solicitamos consultar a Redação (gvcasos.redacao@fgv.br).