Caso necessário, estruture: um metacaso de ensino

Conteúdo do artigo principal

Adrian Kemmer Cernev
https://orcid.org/0000-0002-6300-3976
Martin Jayo
https://orcid.org/0000-0002-0241-9687

Resumo

Este “metacaso” objetiva discutir o processo de elaboração de um caso de ensino em administração. Partindo de uma narrativa inicial propositalmente vaga e incompleta, propõe-se uma aplicação em sala de aula cuja finalidade é evidenciar a pertinência de instituir e alinhar os elementos estruturais (protagonista, contexto e problema/dilema) e as dimensões estruturantes (propósito, enfoque, requisitos e preparação, conceitos e teorias, estratégia de ensino) de um caso de ensino. O trabalho tanto pode ser lido como um caso de ensino acompanhado de notas didáticas, pensado para aplicação em cursos sobre escrita de casos, quanto como um artigo ou pequeno manual com recomendações para a elaboração de casos de ensino. Por suas características singulares, ele é publicado pela GVcasos em forma diferente da usual: excepcionalmente, tanto o corpo do caso como as notas de ensino estão disponíveis para acesso livre.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Seção
Casos