Caso necessário, estruture: um metacaso de ensino
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este “metacaso” objetiva discutir o processo de elaboração de um caso de ensino em administração. Partindo de uma narrativa inicial propositalmente vaga e incompleta, propõe-se uma aplicação em sala de aula cuja finalidade é evidenciar a pertinência de instituir e alinhar os elementos estruturais (protagonista, contexto e problema/dilema) e as dimensões estruturantes (propósito, enfoque, requisitos e preparação, conceitos e teorias, estratégia de ensino) de um caso de ensino. O trabalho tanto pode ser lido como um caso de ensino acompanhado de notas didáticas, pensado para aplicação em cursos sobre escrita de casos, quanto como um artigo ou pequeno manual com recomendações para a elaboração de casos de ensino. Por suas características singulares, ele é publicado pela GVcasos em forma diferente da usual: excepcionalmente, tanto o corpo do caso como as notas de ensino estão disponíveis para acesso livre.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A FGV EAESP Pesquisa e Publicações detém os direitos patrimoniais dos artigos que publica, inclusive os de tradução e adota a Licença de Atribuição (BY) do Creative Commons (http://creativecommons.org/licenses/by/3.0) em todos os trabalhos publicados, exceto quando houver indicação específica de outros detentores de direitos autorais. Em caso de dúvidas, solicitamos consultar a Redação (gvcasos.redacao@fgv.br).