Precisamos desligar 500 pessoas: um caso de ensino sobre os desafios e conflitos do outplacement em massa

Conteúdo do artigo principal

Edson Moura da Silva
Victor Silva Correa

Resumo

Este caso descreve o processo de encerramento das atividades fabris de uma empresa do segmento de bebidas, aqui denominada Água Limpa, localizada na região metropolitana de Belo Horizonte, e as etapas que sucederam o comunicado de desligamento para mais de 500 profissionais. O caso é narrado na perspectiva de um profissional que atuava na área de Recursos Humanos, aqui denominado Pedro. O caso pode ser utilizado nas disciplinas de Gestão de Pessoas, Remuneração e Benefícios, Treinamento e Desenvolvimento, Comunicação, Planejamento, Carreira, Tomada de Decisão, nos cursos de graduação e pós-graduação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Seção
Casos
Biografia do Autor

Edson Moura da Silva, Senac Minas

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas (jul. 2018). Mestre em Administração (mestrado profissional) com ênfase em Gestão do Capital Humano pela Fundação Cultural Pedro Leopoldo (set. 2004). MBA em Gestão Estratégica de Pessoas - Senac Minas (maio 2021). Graduado em Psicologia (jun. 1990) e em Licenciatura em Psicologia pelo Centro Universitário Newton Paiva (jun. 1991). Professor FAMINAS BH- Faculdade de Minas, desde fev. 2007. Pesquisador Institucional na FAMINAS - Faculdade de Minas (Presidente CPA) e como Coordenador de Empresa Júnior, no período de fev. 2010 a Jun. 2013. Experiência com Gestão de Pessoas, tendo atuado na Coordenação dos diversos subsistemas da área. Professor no curso de Mestrado em Gestão Estratégica de Recursos Humanos da Universidade Politécnica ? A Politécnica, em Maputo, Moçambique. Autor do livro intitulado Liderança Gerencial: como desenvolver habilidades em liderança. Editora Centro de Produções Técnicas ? CPT, Viçosa, 2014. Professor EaD no CAED da UFMG, contrato 3 meses no curso de Formação de Gestão de Pessoas, no período de ago. de 2015 a dez. 2015. Coordenação de cursos de Pós-Graduação (SENAC MINAS) no período de nov. 2009 a junho de 2015. Coordenador de Pós-Graduação no Senac Minas, desde outubro de 2015. Integrante do grupo de pesquisa - Tecnologias Digitais em Educação -PUC Minas (Mestrado e Doutorado). Colaborador INEP/MEC como avaliador institucional.

Victor Silva Correa, Universidade Paulista

Possui pós-doutorado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). É Doutor e mestre em administração, especialista em marketing e graduado em comunicação social - Jornalismo e Relações Públicas - pela mesma instituição. Integra o Núcleo de Docentes Permanentes (NDP) do Programa de Pós-Graduação em Administração da UNIP (Mestrado em Administração). Autor da tese de administração aprovada com louvor e eleita pela PUC-MG a melhor de 2016. Indicada pela universidade para concorrer ao Prêmio Capes 2017, que reconhece as melhores teses defendidas no país.