Desenhando o futuro: o uso da inteligência artificial na criação da marca Lumina
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Renato G. Costa, o novo diretor de marketing da Lumina, uma faculdade a ser lançada, possui um desafio: diferenciar a Lumina em um mercado saturado com grandes concorrentes enquanto desenvolve uma marca forte que ressoe com os valores e aspirações dos potenciais alunos. Cabe a ele definir como criar uma identidade visual, elaborar uma proposta de valor única e a implementar estratégias de branding inovadoras. A necessidade de inclusão social versus a viabilidade econômica também faz parte de suas preocupações, já que muitos dos potenciais alunos são de baixa renda e a primeira geração de suas famílias a ingressar na universidade. Ele precisa compreender as estratégias de marketing e branding das principais concorrentes e definir como a Lumina pode se diferenciar e conquistar uma posição competitiva no mercado.
Renato tem escutado muito falar sobre inteligência artificial generativa (IAG) e gostaria de saber como essa tecnologia pode ajudá-lo nesse processo. Ele está interessado em entender como a IA pode ser utilizada para analisar dados de mercado, gerar insights criativos e construir uma proposta de valor para a marca Lumina.
Downloads
Detalhes do artigo
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A FGV EAESP Pesquisa e Publicações detém os direitos patrimoniais dos artigos que publica, inclusive os de tradução e adota a Licença de Atribuição (BY) do Creative Commons (http://creativecommons.org/licenses/by/3.0) em todos os trabalhos publicados, exceto quando houver indicação específica de outros detentores de direitos autorais. Em caso de dúvidas, solicitamos consultar a Redação (gvcasos.redacao@fgv.br).