Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A declaração de ética, responsabilidade e originalidade será firmada nos seguintes termos:

    "Certifico minha responsabilidade pelo conteúdo do trabalho, concebido por mim ou com minha participação, e atesto não ter omitido quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre mim e agências que possam ter interesse em sua publicação. Atesto igualmente que a produção submetida é original, não contém plágio, autoplágio ou publicação de resultados de pesquisa fraudulentos. Atesto, ainda, que o manuscrito não foi nem será enviado a outro periódico, seja no formato impresso ou no eletrônico, enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Mosaico. Atesto, por fim, que li o Código Ético, o Processo Editorial e as Diretrizes para Autores deste site, e, portanto, estou ciente e de acordo com as formas de avaliação e condução do fluxo editorial da Mosaico, entendendo a sua soberania na tomada de decisões e escolha de pareceristas ad-hoc, bem como as normas para submissão”.
  • A contribuição é autoral, original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista. Para verificação da originalidade, o texto será submetido a um serviço ou software de detecção de similaridades.
    A Revista Mosaico não considera que a publicação de trabalhos em Anais de eventos, Dissertações e Teses tirem a originalidade da produção, desde que devidamente adaptados às regras da Revista e sejam submetidos apenas como artigos ou, em casos específicos, como entrevistas. Os TCC's podem ser enviados também como notas de pesquisa.
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB).
  • O texto deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores .
  • Referências bibliográficas seguem as orientações da norma ABNT NBR 6023:2018 e as citações a norma ABNT NBR 10520.
  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  • O trabalho deve ser apresentado utilizando um dos três TEMPLATEs da Revista, de acordo com a finalidade:
    1 - para Artigo, Nota de Pesquisa e Resenha;
    2 - para Entrevista;
    3 - para Produção Artística Visual.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  • As informações do autor principal e de todos os coautores foram inseridas na Plataforma OJS no momento da submissão, não podendo ser excluídos ou acrescidos outros nomes durante o processo de avaliação ou após o aceite para publicação. O Conselho Editorial entende que anteriormente à submissão, os agentes envolvidos com a confecção do trabalho estão cientes e em concordância com sua submissão na Revista Mosaico.
  • O nome completo do(s) autor(es), Orcid, titulação máxima, instituição e e-mail são fornecidos nos "Comentários ao Editor" no processo de submissão.

Diretrizes para Autores

São aceitos para avaliação produções acadêmicas originais de pesquisadores/as brasileiros/as e estrangeiros/as que estejam vinculados à área de História, Ciências Sociais e Humanidades, os quais deverão ser destinados a uma das seguintes seções: dossiês, artigos livres, notas de pesquisa, entrevistas, produções artísticas visuais e resenhas. Todo o processo editorial das produções acadêmicas submetidas à Revista Mosaico é gratuito e está descrito na seção SOBRE A REVISTA, com a finalidade de torná-lo o mais transparente possível.

Para envio de Artigo ou Entrevista: Os/As autores/as devem ser, no mínimo, mestrandos/as.

Para envio de Nota de Pesquisa, Produção Artística Visual e Resenha: Os/As autores/as devem ser, no mínimo, graduandos/as.

As normas para submissão de produções acadêmicas são as propostas a seguir:

  1. Os arquivos devem obedecer ao formato Word ou LibreOffice (doc, docx ou odt).
  2. Os textos deverão ser formatados com a seguinte padronização de margens: esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior de 2,0 cm.
  3. O espaçamento dado ao texto deverá ser de 1,5 cm entrelinhas. As citações longas (citações que tenham mais de três linhas), as notas, as referências e os resumos em língua vernácula e em língua estrangeira devem ser digitados em espaço simples.
  4. O recuo da primeira linha de cada parágrafo deverá ser 1,5 cm.
  5. A fonte utilizada deve ser Arial na cor preta, tamanho 12 para o texto, tamanho 11 para o resumo e para as citações longas, e tamanho 10 para as notas de rodapé, legendas, tabelas e quadros.
  6. O texto do artigo deverá conter: título (em português e em inglês) com apenas a letra inicial maiúscula, em negrito, fonte Arial, máximo de 90 caracteres incluindo espaços; resumo informativo (em português e em inglês) em parágrafo único com no máximo 800 caracteres incluindo espaços; e 3 a 5 palavras-chave (português e inglês), separadas por ponto e vírgula; caso ocorra palavra estrangeira, colocar em itálico.
  7. O texto, com exceção do título alinhado à esquerda, deverá ser todo justificado.
  8. Os subtítulos e subdivisões do texto devem vir em negrito, com apenas a letra inicial maiúscula, não numerados, em fonte Arial, tamanho 12, alinhamento à esquerda, sem recuo, espaçamento entre linhas simples, antes 0 pt e depois 0 pt, deve pular um linha antes e uma depois.
  9. As citações de até 3 linhas deverão vir entre aspas no corpo do texto. As citações longas, com mais de 3 linhas, devem ser escritas em tamanho 11, sem aspas, com recuo à esquerda de 4 cm, espaçamento entre linhas simples, pular uma linha antes e uma depois. As citações devem seguir a ABNT 10520 com referências no modelo AUTOR-DATA: (Souza, 2007, p. 8). 
  10. As notas de pé de página (em fonte Arial, tamanho 10, justificado, com espaço simples, espaçamento antes 0 pt e depois 0 pt e sem recuo no início de cada uma delas) devem ser usadas em caráter explicativo/complementar e deverão ser numeradas sequencialmente (números arábicos sobrescritos).
  11. Tabelas devem ter os lados esquerdos e direitos abertos, as partes superior e inferior fechadas e não devem conter traços horizontais e verticais para separar os números, fonte Arial, tamanho 10, espaçamento simples e alinhamento centralizado.
  12. Figuras, quadros ou tabelas serão tratados como elementos e, além de virem expostos no decorrer do texto, também devem ser enviados separadamente em arquivo TIF, JPG ou PNG, preferencialmente coloridos e em boa resolução (de 200 a 300 dpi), devidamente numerados, com títulos e referências de créditos. O texto, exceto para Produção Artística Visual, não poderá ter mais que 8 elementos deste tipo. Casos excepcionais que demandem mais de 8 elementos deverão ser acompanhados de justificativa e de solicitação de análise especial do Conselho Editorial.
  13. Tais elementos, independentemente do tipo, devem ser acompanhados de identificação na parte inferior precedida da palavra Figura, Quadro, e/ou Tabela, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto em algarismos arábicos, da sua respectiva legenda explicativa, se necessário, em negrito, fonte Arial, tamanho 10, espaçamento simples, alinhamento centralizado, e para referência, mesma formatação da legenda sem uso de negrito e alinhamento centralizado.
  14. As legendas devem ser breves e claras, dispensando consulta ao texto e, ainda, devem ser inseridas o mais próximo possível do título a que se referem.
  15. Os autores devem utilizar o modelo de Template disponibilizado nesta página para submeter ARTIGO, NOTA DE PESQUISA e RESENHA. O link direciona para um arquivo modelo no Google Drive e o autor deve fazer o download do Template para seu computador (Arquivo - Fazer download). Solicitações de acesso ao Google Drive, edição ou compartilhamento não serão respondidas.
  16. Os autores devem utilizar o modelo de Template disponibilizado nesta página para submeter ENTREVISTA. O link direciona para um arquivo modelo no Google Drive e o autor deve fazer o download do Template para seu computador (Arquivo - Fazer download). Solicitações de acesso ao Google Drive, edição ou compartilhamento não serão respondidas. 
  17. Os autores devem utilizar o modelo de Template disponibilizado nesta página para submeter PRODUÇÃO ARTÍSTICA VISUAL. O link direciona para um arquivo modelo no Google Drive e o autor deve fazer o download do Template para seu computador (Arquivo - Fazer download). Solicitações de acesso ao Google Drive, edição ou compartilhamento não serão respondidas. 
  18. Não serão aceitos trabalhos fora da formatação exigida no Template.
  19. Modificações no Template não serão toleradas.
  20. O nome do autor não deve constar no arquivo enviado, nem mesmo nas propriedades do arquivo salvo. O nome do autor não deverá ser preenchido no Template.
  21. As referências bibliográficas devem constar no final do artigo em fonte Arial, tamanho 12, alinhamento justificado, espaçamento entre linhas simples, antes zero e depois 12 pt, e devem respeitar as orientações da norma ABNT NBR 6023:2018, conforme exemplos a seguir:
  • Para Livro:

BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as conseqüências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.

ALVES, Castro. Navio negreiro. [S. l.]: Virtual Books, 2000. Disponível em: http://www.terra.com.br/virtualbooks/freebook/port/Lport2/navionegreiro.htm. Acesso em: 10 jan. 2002.

  • Para Capítulo de Livro ou parte de monografia:

ROMANO, Giovanni. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G.; SCHMIDT, J. (org.). História dos jovens 2: a época contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 7-16.

POLÍTICA. In: DICIONÁRIO da língua portuguesa. Lisboa: Priberam Informática , 1998. Disponível em: http://www.priberam.pt/dlDLPO. Acesso em: 8 mar. 1999.

  • Para Artigo de periódico:

TAVARES, Raul. O combate naval do Monte Santiago. Revista do Instituto Histórico e Geográfico
Brasileiro, Rio de Janeiro, v. 155, n. 101, p. 168-203, 1953.

RIBEIRO, P. S. G. Adoção à brasileira: uma análise sociojurídica. Dataveni@, São Paulo, ano 3, n. 18, ago. 1998. Disponível em: http://www.datavenia.inf.br/frame.artig.html. Acesso em: 10 set. 1998.

  • Para monografias, dissertações e tese:

AGUIAR, André Andrade de. Avaliação da microbiota bucal em pacientes sob uso crônico de
penicilina e benzatina. 2009. Tese (Doutorado em Cardiologia) – Faculdade de Medicina, Univers idade de São Paulo, São Paulo, 2009.

  • Para fontes primárias (em especial, fontes de imprensa):

CRÉDITO à agropecuária será de R$ 156 bilhões até 2015. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, ano 97, n. 156, p. A3, 20 maio 2014.

VERÍSSIMO, L. F. Um gosto pela ironia. Zero Hora, Porto Alegre, ano 47, n. 16.414, p. 2, 12 ago. 2010. Disponível em: http://www.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jspx?uf=1&action=flip. Acesso em: 12 ago. 2010.


Em casos não especificados nessas diretrizes, favor obedecer às normas da ABNT NBR 6023:2018.

 

 

A critério do Conselho Editorial, após o aceite para publicação e as revisões consideradas finais pelos autores, os manuscritos serão submetidos à revisão gramatical e ortográfica e à adequação aos padrões de formatação, respeitando-se o estilo e as ideias originais.

 

 

TEMPLATE OBRIGATÓRIO PARA SUBMISSÃO DE ARTIGO, NOTA DE PESQUISA E RESENHA:

Baixar Template Artigo Nota Resenha

TEMPLATE OBRIGATÓRIO PARA SUBMISSÃO DE ENTREVISTA

Baixar Template Entrevista

TEMPLATE OBRIGATÓRIO PARA SUBMISSÃO DE PRODUÇÃO ARTÍSTICA VISUAL

Baixar Template Producao

COMO OBTER OS TEMPLATES

Acesse um dos links acima destinados aos Templates. Haverá o direcionamento ao arquivo presente no Google Drive da Revista, que deve ser salvo no seu computador a partir do download, conforme indicação da imagem.

Arquivo - Fazer download - Microsoft Word

Dossiê

A Mosaico pode organizar dossiês temáticos em algumas de suas edições. Todos os artigos submetidos para um dossiê serão enviados a pelo menos dois pareceristas para que emitam sua avaliação. Os trabalhos submetidos deverão ser inéditos, não constando publicações dos mesmos em nenhuma outra revista científica ou livros, mesmo no prelo, e poderão ser redigidos em português, espanhol ou inglês. Os textos deverão conter entre 35.000 a 50.000 caracteres com espaço, contados a partir da introdução até o final do texto (sem as referências bibliográficas). Sugere-se que o artigo seja organizado considerando os elementos textuais formados pela Introdução, Desenvolvimento e Considerações Finais.

Artigo Livre

Todos os artigos recebidos serão submetidos a pelo menos dois pareceristas para que emitam sua avaliação. Os trabalhos submetidos deverão ser inéditos, não constando publicações dos mesmos em nenhuma outra revista científica ou livros, mesmo no prelo, e poderão ser redigidos em português, espanhol ou inglês. Os textos deverão conter entre 35.000 a 50.000 caracteres com espaço, contados a partir da introdução até o final do texto (sem as referências bibliográficas). Sugere-se que o artigo seja organizado considerando os elementos textuais formados pela Introdução, Desenvolvimento e Considerações Finais.

Nota de Pesquisa

A seção tem como objetivo a divulgação de pesquisas em andamento realizadas por estudantes de graduação bem como pesquisas de graduados/as. A Nota de Pesquisa deve conter: a) Introdução, com a descrição do problema que está sendo pesquisado, incluindo sua justificativa, objetivo geral e específicos; b) Procedimentos metodológicos, com caracterização da pesquisa, população ou amostra, se aplicável, técnicas e métodos utilizados, fases da pesquisa; c) Resultados esperados ou resultados mais relevantes obtidos até o momento da publicação; d) Considerações finais e) Referências bibliográficas. O texto deve conter entre 20.000 a 25.000 caracteres com espaço.

Entrevista

As entrevistas serão avaliadas pelo Conselho Editorial e devem ser antecedidas de uma breve apresentação do entrevistado, sua importância na área em que atua e o contexto da entrevista. A submissão da entrevista deve ser acompanhada de termo de cessão de entrevista (conforme modelo) e foto do entrevistado em alta resolução. O texto deve conter, ao todo, de 20.000 a 30.000 caracteres com espaço.

Resenha

Os textos devem apresentar resenhas de publicações e/ou edições recentes (5 anos para publicações internacionais e 3 para nacionais) de importância na área temática a que dizem respeito e serão avaliados pelo Conselho Editorial. A resenha deve conter a identificação da obra analisada e sua estrutura, dados biográficos mais significativos do autor, contexto da obra analisada em relação às demais produções do mesmo autor, análise detalhada da obra, apresentando as principais ideias de seu autor e uma avaliação crítica dos seus aspectos relevantes. O texto deve conter entre 5.000 a 10.000 caracteres com espaço.

Produção Artística Visual

São consideradas produções artísticas visuais pinturas, fotografias, gravuras, desenhos, colagens, charges, dentre outras, incluindo as nato-digitais. As temáticas devem estar relacionadas com o Dossiê, sendo autorais, de arte contemporânea ou cultura visual. Os ensaios visuais precisam ser submetidos no Template correspondente, contendo: título, resumo, palavras-chave; apresentação entre 2.500 e 5.000 caracteres com espaço (até 2 páginas); até 10 imagens inseridas na sequência escolhida pelo autor, acompanhadas de legenda. Quando da submissão da proposta, as imagens devem ter resolução de 200 a 300 dpi, sendo no mínimo 800 pixels e no máximo de 1600 pixels, em formato TIFF, JPG ou PNG, devendo ser enviadas também em arquivos separados através da plataforma da Revista, devidamente identificadas como: Figura_01, Figura_02, etc.

A permissão para a reprodução das imagens é de responsabilidade exclusiva dos autores, que devem respeitar a legislação de direitos autorais nacionais e internacionais: 

Lei 9.610 de 19/02/98, disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm
Convenção de Berna da Organização Mundial da Propriedade Intelectual, disponível em: https://www.gov.br/turismo/pt-br/secretaria-especial-da-cultura/assuntos/direitos-autorais/legislacao-de-direitos-autorais/pdfs/internacional/berna.pdf

Política de Privacidade

Os nomes e endereços submetidos nesse sistema serão usados exclusivamente nos serviços prestados por esta publicação e não serão fornecidos a terceiros em qualquer hipótese. A Revista Mosaico poderá enviar para seu e-mail comunicados sobre seus eventos e outras iniciativas.