O Estado e a distribuição da imprensa: disputas pelo controle das bancas de jornais e da regulação da categoria dos jornaleiros na Era Vargas

Autores

  • Viktor Henrique Carneiro de Souza Chagas Departamento de Estudos Culturais e Mídia da Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.12660/rm.v4n7.2013.62805

Resumo

O presente artigo se propõe a discutir a relação entre imprensa e Estado sob uma perspectiva incomum, que leva em consideração o lugar do jornaleiro na cadeia produtiva dos impressos e aponta para o papel político dos sistemas de distribuição para o modelo de organização econômica da imprensa no país. Com base na experiência brasileira, é possível argumentar que raramente os jornaleiros são percebidos em toda a extensão do que representam, mas o período marcante da Era Vargas constitui um laboratório histórico exemplar para esta observação.

Biografia do Autor

Viktor Henrique Carneiro de Souza Chagas, Departamento de Estudos Culturais e Mídia da Universidade Federal Fluminense (UFF)

Viktor Chagas é escritor, jornalista e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutor em História, Política e Bens Culturais pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (Cpdoc-FGV), dedica-se a investigações na área da Comunicação Política, em especial na interface entre Internet e Culturas Políticas, Economia Política da Informação, e Jornalismo e Política. Em 2014, foi contemplado com o prêmio de melhor tese de doutorado pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) e com o travel grant da International Association for Media and Communication Research (IAMCR), além de outros prêmios como orientador acadêmico. É atualmente editor executivo da Revista Compolítica, periódico científico publicado pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Política (Compolítica). É líder do grupo de pesquisa coLAB/UFF, e coordenador do projeto de extensão #MUSEUdeMEMES. É ainda coordenador do curso de graduação em Estudos de Mídia da UFF. Anteriormente foi membro (2006-2012) e coordenou (2009-2012) a equipe editorial do projeto Overmundo, e atuou também (2012-2013) como coordenador-em-exercício e coordenador editorial do projeto Viva Favela.

Downloads

Publicado

18.10.2013

Edição

Seção

Artigo Livre