Descrever o passado para prever o futuro: sobre os usos da história no jornalismo para o delineamento de prognósticos

Authors

  • Eliza Bachega Casadei Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.12660/rm.v4n7.2013.62806

Abstract

Uma vez que o uso de dados históricos funciona como articulador de sentidos nas narrativas jornalísticas, o presente artigo se propõe a estudar os casos em que as construções discursivas do futuro se estruturam a partir da evocação de dados do passado. É possível entrever como as imagens do futuro construídas nas reportagens a partir do decorrido se relacionam com um tipo específico de concepção da história e como esta se articula, para o jornalismo, como um repositório de exemplos inscrito em um continuum temporal e se fixa como a instância julgadora capaz de medir consequências e antecipar o porvir.

Author Biography

Eliza Bachega Casadei, Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), mestre em Ciências da Comunicação e graduada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, ambos pela ECA-USP. Professor associado do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (PPGCOM-ESPM). Professor colaborador do Programa de pós-graduação em Comunicação Midiática da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (FAAC-UNESP).

Published

2013-10-18