Movimento estudantil: identidades sexuais e de gênero em trânsito
DOI:
https://doi.org/10.12660/rm.v7n11.2016.64779Resumo
Neste texto, apresento um ensaio teórico acerca da movimentação de jovens estudantes, no qual destaco o processo educativo desses como privilegiado para socialização das pessoas envolvidas e, logo, para a manutenção ou (des)(re)construção de signos e significados que permeiam suas identidades. Parto de narrativas relatadas por jovens estudantes e egressos do Ensino Médio do Rio de Janeiro que possuem identidades não-binárias para o gênero em entrevistas e, ainda, de narrativas construídas em uma roda de conversa sobre gênero, sexualidade e movimentação estudantil realizada em uma das escolas públicas ocupadas por estudantes no mesmo estado, em 2016. Busco debater a construção realizada no espaço escolar e nos movimentos estudantis acerca dos saberes sobre corpos, identidades e socializações, propondo uma ação questionadora dos posicionamentos assumidos, de forma a repensar os contornos nos quais a pluralidade identitária pode ser vista.
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