A comunicação museológica e as pedagogias culturais: por um museu educativo em movimento
DOI:
https://doi.org/10.12660/rm.v8n12.2017.65759Palavras-chave:
Museu, Museologia, Pedagogias CulturaisResumo
Este artigo desenvolve, a partir da contribuição de teóricos dos campos da Museologia e Patrimônio, Estudos Culturais e Educação, uma análise sobre as mudanças conceituais e amplas que ocorreram na Museologia a partir dos anos de 1970, a Nova Museologia, com destaque para a função social dos museus que estão no cerne deste trabalho cujo binômio Educação em museus/Pedagogias Culturais na contemporaneidade possui o conceito de baliza. Com esse intuito é que faremos algumas considerações procurando tecer relações entre a Museologia, Pedagogias Culturais e Educação a partir de conceitos chave como Musealização e Educação em Museus. Fornecer pistas para entender os processos educativos museológicos. Estabelecermos nexos entre o processo museológico e a educação virá a partir de uma dialética de ausências e presenças conceituais, mas a possibilidade de movimentos ressignificantes que perpassam os Museus e também este artigo.
Palavras-chave: Museu, Museologia, Educação em museus, Pedagogias culturais.
Referências
ARAÚJO, Marcelo; BRUNO, Maria Cristina (org.). A memória do pensamento museológico contemporâneo: documentos e depoimentos. Comitê Brasileiro do ICOM. São Paulo, 1995.
CHAGAS, Mário. Há uma gota de sangue em cada museu: a ótica museológica de Mario de Andrade. Chapecó: Argos, 2006.
__________ . A imaginação Museal: Museu, Memória e poder em Gustavo Barroso, Gilberto Freyre e Darcy Ribeiro. Rio de Janeiro: Minc/IBRAM, 2009.
__________ . Museus: Interseções e Caminhos. In: Seminários de Estudos Avançados em Museologia, Lisboa, ULHT, 2011.
COSTA, Marisa Vorraber (org.). A educação na cultura da mídia e do consumo. Rio de Janeiro: Lamparina, 2009.
CURY, Marilia Xavier. Museu, filho de Orfeu, e musealização. In: ENCUENTRO REGIONAL DO ICOFOM-LAM, 8. Coro, Venezuela, 1999, Anais. P.50-51.
_________ . Exposição: concepção, montagem e avaliação. São Paulo: Annablume, 2005.
DELEUSE, Gilles e GUATTARI, Felix. Mil Platôs. São Paulo, Ed. 34, 2011.
DESVALLÉES, André; MAIRESSE, François (dir.). Concepts clés de la muséologie. Paris: Armand Colin et ICOM, 2010.
FERRAZ, Eucanaã. Veneno Antimonotonia: os melhores poemas e canções contra o tédio. Rio de Janeiro, Objetiva, 2005.
FERREZ, Helena. Documentação Museológica: Teoria para uma boa prática. In: IPHAN. Estudos Museológicos, Rio de Janeiro: IPHAN, 1994, p.65-74.
GIROUX, Henry A. Memória e Pedagogia no maravilhoso mundo da Disney. In. SILVA, Tomás Tadeu (org.). Alienígenas na sala de aula: Uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis: Vozes, 1995.
LOUREIRO, M. L. Preservação in situ X ex situ: reflexões sobre um falso dilema. In: Seminário Iberoamericano de Investigacion em Museologia, 3. Madrid, 2011.
MENESES, Ulpiano. A exposição museológica: reflexões sobre pontos críticos na prática contemporânea. Ciências em museus n.4, Belém: 2000, p. 103-120.
NELSON, Cary; TREICHLER, Paula; GROSSBERG, Lawrence. Estudos Culturais: Uma introdução. In. SILVA, Tomas Tadeu (org.). Alienígenas na sala de aula: Uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis: Vozes, 1995.
REIS, Maria Amélia. A descolarização/descolonização dos museus: uma reflexão acerca da pedagogização da prática educativa museológica. ICOFOM LAM, Petrópolis, 2011.
RÚSSIO, Waldisa. Cultura, Patrimônio e preservação, texto III. In: ARANTES, Antônio Augusto (org.). Produzindo o passado. São Paulo: Brasiliense/CONDEPHAAT, 1984. P. 59-64.
SANTOS, Maria Célia. Encontros Museológicos – Reflexões sobre a Museologia, a Educação e o Museu. (Coleção Museu, Memória e Cidadania, 4), Rio de Janeiro, 2008.
TORAL, Hernan Crespo. Seminário Regional da UNESCO sobre a função educativa dos museus, Rio de Janeiro – 1958. In: ARAÚJO, Marcelo; BRUNO, Maria Cristina (org.). A memória do pensamento museológico contemporâneo: documentos e depoimentos. Comitê Brasileiro do ICOM. São Paulo, 1995.
VAN MENSCH, Peter. Towards a methodology of museology. (PhD thesis). University of Zagreb, 1992.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.