Livros de futebol, marketing esportivo e mercado editorial: a produção do livro oficial do tetracampeonato brasileiro do Cruzeiro Esporte Clube
DOI:
https://doi.org/10.12660/rm.v9n14.2018.73247Palavras-chave:
livros de futebol, produção editorial, marketing esportivo, mercado editorial, Cruzeiro Esporte ClubeResumo
Este artigo discute a produção editorial de um livro de futebol como estratégia de marketing esportivo, tendo como objeto de análise o livro Cruzeiro Tetracampeão Brasileiro 2014, de Guilherme Guimarães e Thiago Soraggi. Para esta avaliação, considerou-se o sítio eletrônico da obra, bem como uma pequena entrevista realizada com um dos autores via e-mail, e analisou-se o caso sob os preceitos editoriais contemporâneos de Schiffrin (2006; 2011) e Thompson (2013) e a partir do conceito de marketing esportivo de Melo Neto (2007; 2013). Além da discussão a respeito do processo de publicação do livro sob os holofotes da conquista do Campeonato Brasileiro pelo clube em questão, pretendeu-se também avaliar brevemente o interesse dos leitores-torcedores pelo produto, cujo público denominou-se mais restrito (colecionadores). Como conclusão, foi possível confirmar o êxito do livro dentro de sua proposta, bem como o valor do produto para o público-alvo e a sua relevância para o registro de uma memória recente, com as peculiaridades da produção de uma edição independente e licenciada. Ademais, a análise permitiu notar que algumas estratégias antigas de marketing do mercado de livros de futebol ainda são mantidas e usadas nos dias atuais.Referências
DAMO, Arlei Sander. O espetáculo das identidades e alteridades. As lutas pelo reconhecimento no espectro do clubismo brasileiro. In: ALFONSI, Daniela; CAMPOS, Flávio de (orgs.). Futebol objeto das Ciências Humanas. São Paulo: Leya, 2014.
CRUZEIRO Esporte Clube. Disponível em: . Acesso em: 14 out. 2016.
CRUZEIRO lança livro oficial do tetracampeonato nesta segunda-feira. O Tempo, Belo Horizonte, 25 jan. 2015. Disponível em: <http://www.otempo.com.br/superfc/cruzeiro-lan%C3%A7a-livro-oficial-do-tetracampeonato-nesta-segunda-feira-1.979248>. Acesso em: 12 out. 2016.
GAMBETA, Wilson (org.). Primeiros passes. Documentos para a história do futebol em São Paulo (1897-1918). São Paulo: Edições Ludens, 2014.
KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. Trad. Cristina Yamagami. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
MARKETING esportivo: conceitos e definição. Disponível em: . Acesso em: 14 out. 2016.
MELO NETO, F. P. Marketing esportivo. 4. ed. Rio de Janeiro: Record, 2007.
MELO NETO, F. P. Marketing esportivo. O esporte como ferramenta do marketing moderno. Rio de Janeiro: BestSeller, 2013.
MUNIZ JR., José de Souza. O grito dos pequenos. Independência editorial e bibliodiversidade no Brasil e na Argentina. São Paulo: Balão Editorial, 2010.
PERON, Humberto. Futebol em livros tem caminho do Cruzeiro ao título e causos de Levir. Folha de São Paulo, São Paulo, 3 mar. 2015. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/esporte/2015/03/1596405-obra-revive-o-caminho-do-titulo-do-cruzeiro.shtml>. Acesso em: 12 out. 2016.
PIAZZI, Giulia. Esporte de massa como objeto de nicho: uma análise editorial do mercado de livros de futebol. 92 f. Monografia (Graduação em Letras – Tecnologias de Edição), Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015.
ROSSO, Mauro. Lima Barreto versus Coelho Neto. Um Fla-Flu Literário. Rio de Janeiro: Difel, 2010.
SANTOS NETO, José Moraes dos. Visão do jogo. Primórdios do futebol no Brasil. São Paulo: Cosac Naify, 2002. Coleção Zona do Agrião.
SCHIFFRIN, André. O negócio dos livros. Como as grandes corporações decidem o que você lê. Trad. Alexandre Martins. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2006.
SCHIFFRIN, André. O dinheiro e as palavras. Trad. Celso Mauro Paciornik. São Paulo: BEI Comunicação, 2011.
TAKARA, Ademir Massayoshi. “Livros sobre futebol publicados no Brasil (1903-2013)”. In: II Simpósio Internacional de Estudos sobre Futebol: expressões, memórias, resistências e rivalidades, 2014, São Paulo. 11 f. Não publicado.
THOMPSON, John B. Introdução. In: ______. Mercadores de cultura. Trad. Alzira Allegro. São Paulo: Unesp, 2013.
THOMPSON, John B. Lançamentos de oportunidade. In: ______. Mercadores de cultura. Trad. Alzira Allegro. São Paulo: Unesp, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.