Democracia torcedora versus Vantagens consumistas: uma análise da associação clubística em tempos de futebol-negócio

Autores

  • Irlan Simões da Cruz Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Anderson David Gomes dos Santos Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.12660/rm.v9n14.2018.74084

Palavras-chave:

Democracia torcedora, consumo, associação clubística, futebol, Economia Política.

Resumo

Os anos 2010 estão marcando uma nova virada histórica nas formas de associação clubística, após um período de intensos debates e transformações de inserção do Brasil na lógica do futebol-negócio a nível global. Este artigo segue uma trajetória de estudos no âmbito de uma Economia Política do Futebol com o objetivo de apontar alguns elementos dentro das mudanças ocorridas nas formas de associações nos clubes brasileiros e como esse tema nos permite compreender a formação política dessas instituições. Para tanto, além do resgate histórico, também buscaremos traçar paralelos com outros países, a fim de preparar o terreno para discutir sobre o momento atual, demarcado pela resistência de grupos de torcedores frente às “vantagens” meramente consumistas.

Biografia do Autor

Irlan Simões da Cruz Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGCom/UERJ). Mestre em Comunicação pelo PPGCom/UERJ. Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Sergipe. É coordenador da Comissão de Pesquisa e Extensão do Conselho Deliberativo do Esporte Clube Vitória, membro do site REVER (www.reveronline.com), comentarista do programa Baião de Dois - Cultura e Futebol do Nordeste (Rádio Central 3) e colunista do site da revista Caros Amigos, onde escreve sobre futebol.

Anderson David Gomes dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Professor da unidade Santana do Ipanema/Campus Sertão da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e secretário geral do capítulo Brasil da União Latina de Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura (ULEPICC-BR). Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília. Jornalista graduado em Comunicação Social pela UFAL, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e membro do grupo de pesquisa Comunicação, Economia Política e Sociedade (CEPOS).

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Publicado

09.07.2018