Democracia torcedora versus Vantagens consumistas: uma análise da associação clubística em tempos de futebol-negócio
DOI:
https://doi.org/10.12660/rm.v9n14.2018.74084Palavras-chave:
Democracia torcedora, consumo, associação clubística, futebol, Economia Política.Resumo
Os anos 2010 estão marcando uma nova virada histórica nas formas de associação clubística, após um período de intensos debates e transformações de inserção do Brasil na lógica do futebol-negócio a nível global. Este artigo segue uma trajetória de estudos no âmbito de uma Economia Política do Futebol com o objetivo de apontar alguns elementos dentro das mudanças ocorridas nas formas de associações nos clubes brasileiros e como esse tema nos permite compreender a formação política dessas instituições. Para tanto, além do resgate histórico, também buscaremos traçar paralelos com outros países, a fim de preparar o terreno para discutir sobre o momento atual, demarcado pela resistência de grupos de torcedores frente às “vantagens” meramente consumistas.
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