A luz de um vermelho entardecer: os protestos no Chile a partir da fotografia de Susana Hidalgo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12660/rm.v12n18.2020.81309

Palavras-chave:

Fotografia, La Marcha Más Grande de Chile, Análise Multimodal de Discurso, Espaço de Experiência, Horizonte de Expectativa

Resumo

Este artigo tem por objetivo investigar uma relação de retroalimentação entre a formação de uma nova percepção temporal na sociedade chilena e a construção discursiva da popular fotografia de Susana Hidalgo sobre a chamada La marcha más grande de Chile. Como ferramentas teórico-metodológicas, proponho um diálogo entre a Análise Multimodal de Discurso de Kress e Van Leeuwen (2006) e as categorias de espaço de experiência e horizonte de expectativa de Reinhart Koselleck (2006). O artigo conclui que a evocação do passado ditatorial na fala do presidente Sebastian Piñera foi decisiva para a formação de uma nova concepção de futuro e, portanto, de uma nova concepção de tempo presente, representados na fotografia.

Biografia do Autor

Fernanda Lazaro

Mestre pelo Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

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Publicado

06.07.2020