Educação para a emancipação: O território quilombola como “lugar de memória” e identidade étnico-cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12660/rm.v12n18.2020.81433

Palavras-chave:

Educação, Território, Quilombo, identidade.

Resumo

Neste artigo, nosso objetivo é refletir sobre a importância do território para as comunidades quilombolas do Brasil e como a educação escolar dentro de seus territórios pode ser um instrumento que auxilia para a afirmação da identidade quilombola. Os territórios quilombolas são lugares compostos de uma singularidade histórica e cultural e sua população enfrenta lutas emblemáticas para o reconhecimento de seus direitos, seja no âmbito da educação, da cultura ou na defesa de suas terras. Levando em consideração a trajetória de exclusão dos povos quilombolas ao longo de séculos da história do Brasil, acreditamos que a educação nestes lugares deve ser fundamentada em princípios de autonomia e respeito a identidade. 

 

 

Biografia do Autor

Nayara Ferreira Lacerda, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Programa de Pós Graduação em Patrimônio Cultura e Sociedade - PPGPACS - UFRRJ

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Publicado

06.07.2020