QUADROS E MOVIMENTOS SOCIAIS: Ação coletiva na defesa de direitos em Imperatriz, Maranhão

Autores

  • Natal Marques Dias UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
  • Jesus Marmanillo Pereira UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

DOI:

https://doi.org/10.12660/rm.v12n18.2020.81452

Palavras-chave:

Quadros, Ação coletiva, Movimentos Sociais, Imperatriz-MA

Resumo

Partimos da hipótese que na luta por direitos, os processos de construção de consensos, significação e de percepção da realidade social são fundamentais na estruturação das ações coletivas. O presente artigo tem como objetivo demonstrar a construção social e os processos de enquadramento (por David Snow e Robert Benford, 2000) que caracterizam o “Fórum em Defesa da Previdência Social Pública”. Para tanto foram analisados atos de protestos ocorridos em 2019, na cidade de Imperatriz-MA, destacando algumas das principais condições para a realização das ações coletivas.

Biografia do Autor

Natal Marques Dias, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Mestrando em Sociologia na Universidade Federal do Maranhão.

Jesus Marmanillo Pereira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Atualmente é professor assistente da Universidade Federal do Maranhão (CCSST-Imperatriz), coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisa sobre Cidades e imagens (LAEPCI), membro do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas e Trabalho (LAEPT-UFPB) e do Grupo de Pesquisa em Antropologia Visual e da Imagem (VISAGEM-UFPA). Tem experiência na área de Antropologia Visual, História Social, Sociologia Política, Sociologia Urbana, atuando principalmente em temas relacionados à etnografias visuais, movimentos sociais e identidades coletivas, populações estigmatizadas na cidade e violência urbana. 

Referências

Referências Bibliográficas

CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil – o longo caminho. 7ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

FÓRUM EM DEFESA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL PÚBLICA. Facebook. Disponível em <https://www.facebook.com/F%C3%B3rum-em-Defesa-da-Previd%C3%AAncia-Social-P%C3%BAblica-Imperatriz-MA-293684164846781/>. Acesso em 19 jan. 2020.

FRENTE BRASIL POPULAR. Compromisso com a militância. Frente Brasil Popular. Disponível em: <http://www.frentebrasilpopular.org.br/conteudo/compromissos-da-militancia/>. Acesso em 22 jan. 2020.

GOFFMAN, Erwin. Os quadros da experiência social: uma perspectiva de análise. Petrópolis: Vozes, 2012.

IBGE – INSITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Cidades: Imperatriz/Maranhão. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ma/imperatriz/panorama>. Acesso em 21 jan. 2020.

MARTINS, José de Souza. Fronteira: a degradação do Outro nos confins do humano. São Paulo: Contexto, 2018.

NUNES, João Arriscado. Erving Goffman, a análise de quadros e a Sociologia da vida cotidiana. Revista crítica de Ciências Sociais. Coimbra, n. 37, jun. 1993.

PEREIRA, Jesus Marmanillo. Luta por direitos: movimentos sociais de direitos humanos em São Luís durante a década de 1980, 2015. 209 f. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.

PEREIRA, Matheus Mazzilli. Molduras do protesto: debates e desafios da abordagem enquadramento interpretativo no estudo de movimentos sociais. Política e Sociedade. Florianópolis, Vol. 13, n. 27, maio-agosto, 2014.

RICOLDI, Arlene Martinez. Paraíba mulher macho: Gênero, Política na educação jurídica popular em João Pessoa. Tese apresentada no Programa de Pós-graduação em Sociologia, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

SNOW, David & BENFORD, Robert. Master Frames and Cycles of Protest. Master Frames and Cycles of Protest. (1992). Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/246773271_Master_Frames_and_Cycles_of_Protest. Acesso em 15 de jan. 2020.

SNOW, David; BENFORD, Robert. Framing processes and social movements: an overview and assessment. Annual Rev. Sociology, v. 26, p. 611-39, 2000.

SOUZA, Rafael de. Saindo do Gueto: O Movimento Homossexual no Brasil da Abertura, 1978-1982. Dissertação apresentada no Programa de Pós-graduação em Sociologia, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013

TARROW, Sidney. O Poder em Movimento: movimentos sociais e confronto. Rio de Janeiro, Vozes: 2009.

Downloads

Publicado

06.07.2020