Os ex-votos de Catarina Paraguaçu: a mulher tupinambá através da arte, do museu e do catolicismo
DOI:
https://doi.org/10.12660/rm.v13n20.2021.83402Palavras-chave:
Catarina Paraguaçu, Tupinambá, Arte, Museu, Catolicismo popularResumo
O presente artigo aborda a pintura “Visão de Paraguaçu” produzida em meados do
século XIX pelo pintor Ângelo da Silva Romão, que traz a figura da indígena
tupinambá, Catarina Paraguaçu, na Bahia do século XVI. Atualmente é exposta no
Museu Histórico Nacional na cidade do Rio de Janeiro. Duas hipóteses principais
configuram a pesquisa: a primeira é sobre a noção de longa duração utilizada para se
entender as práticas de produção e circulação de pinturas votivas, os ex-votos, em
torno da representação de Catarina; a segunda se refere ao potencial da peça para
constituir o acervo, entendendo o Museu como um espaço de memória voltado para
a pluralidade cultural, propondo-se o reconhecimento da importância da personagem
para a arte e a história do catolicismo no Brasil.
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