A Faculdade de Filosofia de Minas Gerais e o projeto de cultura mineiro através da análise da revista Kriterion (1947-1965)
DOI:
https://doi.org/10.12660/rm.v14n22.2022.83527Palavras-chave:
Faculdade de Filosofia; Ensino secundário; Projeto de culturaResumo
A partir da análise global da revista Kriterion iremos apontar as ideias presentes entre um grupo de professores da extinta Faculdade de Filosofia de Minas Gerais sobre a reformulação do sistema educacional que marcou a década de 1950 no Brasil. Vamos nos ater especialmente às propostas veiculadas para a solução da chamada “questão do ensino secundário”, tendo em vista o papel atribuído por eles à Faculdade de Filosofia na conformação das políticas educacionais em Minas Gerais. Para esses professores, a FAFI deveria articular a relação entre a universidade e ensino secundário por meio da formação de professores. Esse pressuposto era a base de um projeto de cultura que, para eles, proporcionaria o desenvolvimento pleno da sociedade mineira.
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