Podcast

acessibilidade para pessoas com deficiência visual no ensino superior

Autores

  • Patrícia Rakel de Castro Sena UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO https://orcid.org/0000-0001-9208-1693
  • Gabriel Gustavo Carneiro Braga UFMA
  • Jorge Leandro Martins Sousa UFMA
  • Maurício Marques Castro UFMA
  • Letícia Silva Mendonça UFMA

DOI:

https://doi.org/10.12660/rm.v14n22.2022.84994

Palavras-chave:

Educação, Acessibilidade, Deficiente visual, Podcast

Resumo

Esta nota de pesquisa pretende apresentar, de forma prática, algumas etapas para a produção de um Podcast inclusivo, tendo como público alunos com deficiência visual. Teoricamente o estudo tentou relacionar Educação e Acessibilidade, numa perspectiva de pensar a inclusão do estudante cego dentro do ambiente acadêmico. Será tomado como base experiências e resultados obtidos na elaboração do podcast “Papo de Calouro: A Universidade ao alcance de todos”, fruto de uma pesquisa anterior, mas ainda em desenvolvimento.

Biografia do Autor

Patrícia Rakel de Castro Sena, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Doutora em Comunicação, pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação, da Universidade Federal de Pernambuco, em co-tutela com o curso Ciências da Comunicação da Universidade da Beira Interior / Portugal (Convênio N° 13-2016 UFPE) e com sanduíche (PDSE) também na Universidade da Beira Interior / Portugal, Bolsista Capes - Proc. nº BEX 99999.008304/2014-09; mestre em Estudos de Mídia pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia - PPgEM, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN, com bolsa sanduíche PROCAD na UFRJ e graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pela UFRN. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e do Programa de Pós-graduação em Comunicação - Mestrado Profissional (PPGCOM/PRO) da UFMA, coordenadora da linha de pesquisa "Mídia e Democracia - MID" (do Núcleo de Estudos em Estratégias de Comunicação - NEEC) e desenvolve pesquisas nas áreas de Jornalismo online, Democracia, Construtivismo, Comunicação Política, Teoria Crítica, Teorias do Jornalismo e Análise de Discurso.

Gabriel Gustavo Carneiro Braga, UFMA

Graduado em Comunicação Social - Rádio e Televisão (UFMA)

Jorge Leandro Martins Sousa, UFMA

Graduado em Comunicação Social - Rádio e Televisão (UFMA)

Maurício Marques Castro, UFMA

Graduado em Comunicação Social - Rádio e Televisão (UFMA)

Letícia Silva Mendonça, UFMA

Graduada em Comunicação Social - Rádio e Televisão (UFMA).

Referências

BOTTENTUIT JUNIOR, J. B.; COUTINHO, C. P. (2009). Podcast uma Ferramenta Tecnológica para auxílio ao Ensino de Deficientes Visuais. In VIII LUSOCOM: Comunicação,Espaço Global e Lusofonia. Lisboa:Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. p.2114-2126.

BRAGA, Gabriel et al. Portal Intercom. Disponível em: < http://portalintercom.org.br/anais/nordeste2019/expocom/EX67-0407-1.html > Acesso em: 24 jan.2020.

BRAGA, Gabriel et al. Universidade Inclusiva: A educação superior ao alcance de todos. In: III SIICS – Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade do PGCULT. Não publicado.

FLÁVIO. [Audição do Podcast]. WhatsApp: [Grupo Discentes Acessibilidade]. 18 fev.2020.16:24. 1 mensagem de WhatsApp.

FERREIRA, Jeckson. [Audição do Podcast]. WhatsApp: [Grupo Discentes Acessibilidade]. 18 fev.2020.15:13. 2 mensagens de WhatsApp.

FLORES, Tábata. A nova mídia podcast: um estudo de caso do programa Matando Robôs Gigantes. Rio de Janeiro, 2014. Monografia (Graduação em Comunicação Social/Jornalismo) – Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Escola de Comunicação – ECO.

GOULART, Edvaldo. [Audição do Podcast]. WhatsApp: [Grupo Discentes Acessibilidade]. 18 fev.2020.16:34. 2 mensagens de WhatsApp.

GUSTAVO, Gabriel. Programa Papo De Calouro – A Universidade Ao Alcance De Todos. Disponível em: <https://soundcloud.com/gabriel-gustavo-3/programa-papo-de-calouro-a-universidade-ao-alcance-de-todos > Acesso em: 19 fev.2020.

KAPLÚN, Mario. Produção de programas de rádio, do roteiro a direção. Mário Kaplún. Eduardo Meditsch e Juliana Gobbi Betti (organizadores). São Paulo: Intercom, Florianópolis: Insular, 2017.

LOPES. Leo. Podcast: guia básico. Rio de Janeiro: Marsupial Editora, 2015.

MANZINE, Eduardo José. Inclusão e acessibilidade. Disponível em: < https://www.unifio.edu.br/wp-content/uploads/2019/07/Inclus%C3%A3o-e-Acessibilidade.pdf > Acesso em: 21 jan.2020.

MEDEIROS, Marcello S. Podcasting: produção descentralizada de conteúdo sonoro. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 28, 2005. Rio de Janeiro. Disponível em: Acesso em 18 março 2014.

RONILSON, Edilelson. [Audição do Podcast]. WhatsApp: [Grupo Discentes Acessibilidade]. 18 fev.2020.11:10. 1 mensagem de WhatsApp.

SANTOS, Edilelson. [Audição do Podcast]. WhatsApp: [Grupo Discentes Acessibilidade]. 18 fev.2020.11:01. 1 mensagem de WhatsApp.

UFMA. Podcast do curso de Comunicação Social auxilia alunos com deficiência visual. Disponível em: < https://portais.ufma.br/PortalUfma/paginas/noticias/noticia.jsf?id=54826 > Acesso em: 19 fev. 2020.

YOUTUBE. Jornal da Manhã - 20/09/2019 (bloco III). Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=9LoERn1Egvo > Acesso em: 19 fev. 2020.

Downloads

Publicado

03.10.2022 — Atualizado em 03.10.2022

Versões