Práticas de Educação Antirracista em uma Escola Pública de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.12660/rm.v15n23.2023.87972Palavras-chave:
Epistemicídio, Decolonização, Currículo, Educação AntirracistaResumo
As práticas pedagógicas voltadas à educação antirracista têm sido a pauta de muitos estudos na área da educação. As discussões em torno do que deve ser feito nas escolas são fundamentadas nas reflexões acerca de como o epistemicídio é um instrumento que estrutura os currículos. Assim, este trabalho vem apresentar o processo de construção de práticas antirracistas numa escola pública, que ao longo de várias experiências (re)construiu sua forma de pensar a educação antirracista. Para tanto, é apresentado o alicerce teórico-metodológico para o processo de construção crítico-reflexivo sobre as práticas pedagógicas baseadas nos pressupostos da educação antirracista. Dessa forma, estabelecendo a relação entre teoria e prática, os profissionais docentes, apoiando-se nos estudos sobre a educação antirracista, analisaram suas práticas pedagógicas e (re)constuíram-nas a partir de suas reflexões. Os resultados revelaram que a análise feita pelos professores das primeiras ações pedagógicas fundamentadas na educação antirracista, mesmo que de forma empírica, levou os profissionais docentes a busca por formações e referenciais teóricos que pudessem subsidiar o trabalho com a temática.
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