Práticas de Educação Antirracista em uma Escola Pública de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12660/rm.v15n23.2023.87972

Palavras-chave:

Epistemicídio, Decolonização, Currículo, Educação Antirracista

Resumo

As práticas pedagógicas voltadas à educação antirracista têm sido a pauta de muitos estudos na área da educação. As discussões em torno do que deve ser feito nas escolas são fundamentadas nas reflexões acerca de como o epistemicídio é um instrumento que estrutura os currículos. Assim, este trabalho vem apresentar o processo de construção de práticas antirracistas numa escola pública, que ao longo de várias experiências (re)construiu sua forma de pensar a educação antirracista. Para tanto, é apresentado o alicerce teórico-metodológico para o processo de construção crítico-reflexivo sobre as práticas pedagógicas baseadas nos pressupostos da educação antirracista. Dessa forma, estabelecendo a relação entre teoria e prática, os profissionais docentes, apoiando-se nos estudos sobre a educação antirracista, analisaram suas práticas pedagógicas e (re)constuíram-nas a partir de suas reflexões. Os resultados revelaram que a análise feita pelos professores das primeiras ações pedagógicas fundamentadas na educação antirracista, mesmo que de forma empírica, levou os profissionais docentes a busca por formações e referenciais teóricos que pudessem subsidiar o trabalho com a temática.

Biografia do Autor

Vagner Matias da Silva, Escola Estadual Professor Joaquim Ferreira Pedro

Possui graduação em Letras - Faculdades Integradas Teresa DAvila (2002), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté (2007) e curso de aperfeiçoamento em ensino de inglês como Língua Estrangeira pela Universidade de Oregon (2012). Atualmente é professor do curso de Letras - Centro Universitário Teresa D´Ávila e professor coordenador geral no Programa Ensino Integral, onde tem feito a formação docente na área de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e Ciências da Natureza e Matemática a partir dos pressupostos da Educação Interdimensional e Educação Antirracista. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Produção de Texto Oral e Escrito em Língua Inglesa e Língua Portuguesa e formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: educação interdimensional, ensino por competências e educação antirracista.

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Publicado

03.05.2023