Meta-análise da avaliação do IPEA sobre efeitos da Filosofia e Sociologia no Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12660/rm.v15n23.2023.88559

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Ensino Médio, Sociologia escolar, Filosofia escolar, Meta-Análise

Resumo

O objetivo do presente trabalho foi propor uma meta-análise da avaliação realizada pelos pesquisadores Thais Waideman Niquito e Adolfo Sachsida, então no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), em 2018. Esses autores concluíram, com base nos dados do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, que a Filosofia e Sociologia obrigatórias no Ensino Médio impactou negativamente os rendimentos dos discentes nas outras áreas de conhecimento, principalmente em Matemática. A nossa análise foi baseada na perspectiva analítica da Sociologia política e pela crítica de pesquisadores do Campo Contra Hegemônico, além de outros citados neste artigo. Evidenciou-se os pressupostos político-ideológicos da avaliação, e que o uso dos dados do ENEM não permitiria conclusões como as da pesquisa em questão.

Biografia do Autor

Rodrigo Caldeira de Alvarenga Lames Borges, IUPERJ

Possui graduação em Ciências Sociais, bacharelado e licenciatura, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2011). Mestrando em Sociologia Política pelo IUPERJ (2021). 

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Publicado

03.05.2023