Educação do Campo na RDS do Tupé

implementação das políticas públicas educacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12660/rm.v15n23.2023.88615

Palavras-chave:

RDS, Política Pública, Educações, Campo Amazônico

Resumo

O estudo que dá corpo a este artigo analisa a Educação do Campo em um contexto de implementação das políticas públicas educacionais na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé. É parte de uma pesquisa em andamento no Curso de Doutorado em Educação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), que privilegia a combinação entre duas frentes, a saber: a análise teórica em torno dos autores/as que compreendem a Educação do Campo como uma concepção epistemológica, que surge a partir das reivindicações dos povos do Campo, e a exploração dos dispositivos legais e marcos históricos que orientam os diferentes tipos de educações que são desenvolvidos na Comunidade São João do Tupé, no Amazonas.

 

Biografia do Autor

Riulma Ventura Muller, Universidade Federal do Amazonas

Graduada em Pedagogia (FACED/UFAM), Especialista em Gestão e Administração Escolar (FACED/UFAM), Mestrado em Educação na Linha de Políticas Públicas, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faced/UFAM. Atuou como Gestora Educacional do CEIMA-Centro Educacional Integrado de Manaus. Possui como objeto de Pesquisa os seguintes temas: Educação do Campo, Formação de Professor, Políticas Públicas da Educação. Atualmente Membra do Grupo de Pesquisa da Linha 3-Formação de Professoresr-UFAM e Professora Substituta Assistente A - UFAM/Faced (Departamento de Administração e Planejamento (DAPLAN)). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAM-Universidade Federal do Amazonas; Manaus-Amazonas-Brasil e Professora Substituta do Daplan-Departamento de Administração e Planejamento da Faculdade de Educação- FACED da Universidade Federal do Amazonas-UFAM.

Camila Ferreira da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Licenciatura em Pedagogia (2011), com intercâmbio acadêmico em Ciências da Educação na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (2010-2011), bem como Mestrado em Educação (2014) pela Universidade Federal de Alagoas e Doutorado em Ciências da Educação (2017) pela Universidade Nova de Lisboa, com bolsa Erasmus Mundus da União Europeia - título revalidado no Brasil pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora Adjunta da Universidade Federal do Amazonas, onde atua também como Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação. Acabou de concluir o pós-doutorado em Sociologia Política (2018-2019) na Universidade Federal de Santa Catarina, e foi professora substituta da Universidade Federal de Alagoas (2013-2014) e do Instituto Federal do Rio Grande do Sul/Campus Canoas (2018). Atualmente é Líder do Grupo de Pesquisa em Sociologia Política da Educação (GRUPESPE/UFAM); membro do GT Universidades e Políticas de Educação Superior do Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO); pesquisadora da Unidade de Investigação Educação, Sociedade e Desenvolvimento da Universidade Nova de Lisboa, pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Estado, Sociedade e Educação (GP-TESE/UFAL) e do Núcleo de Estudos da Educação e Juventude Contemporânea (NEJUC/UFSC). Seus trabalhos focalizam as seguintes linhas temáticas: Sociologia da Educação; Campo acadêmico e suas propriedades; Sociologia Política da Educação; Política educacional; Estado, Sociedade e Educação; Educação, Sociedade e Desenvolvimento.

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Publicado

03.05.2023