Revisitando a obra "O segredo das senhoras americanas"
DOI:
https://doi.org/10.12660/rm.v15n23.2023.88729Palavras-chave:
Guerra Fria, Ditadura civil-militar, Disputa ideológica, IntelectualResumo
O objetivo da análise do livro O segredo das senhoras americanas: intelectuais, internacionalização e financiamento da guerra fria é trazer para a superfície acontecimentos além da relação de uma disputa ideológica travada pelos Estados Unidos e União Soviética durante a Guerra Fria, e entender os grupos e personagens que se colocavam de cada lado nessa batalha. Somado a isso, procura-se compreender os meandros da política e os embates de um Brasil permeado por diferentes vertentes de pensamentos. O autor utiliza nesse trabalho diversas fontes bibliográficas e iconográficas, como: fotografia, jornal, cartas e filmes. A análise metodológica consistiu no questionamento das falas e posicionamento dos múltiplos sujeitos, sobretudo durante a ditadura civil-militar no Brasil.
Referências
FUNDAÇÃO EDITORA UNESP. [Site institucional]. Disponível em: https://editoraunesp.com.br/catalogo/9786557111079,o-segredo-das-senhoras-americanas. Acesso em: 26 jan. 2023.
RIDENTI, Marcelo. O segredo das senhoras americanas: intelectuais, internacionalização e financiamento na guerra fria cultural. São Paulo: Editora Unesp, 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Edinei Pereira da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.