Ancestralidade e produção de conhecimentos afro-brasileiros, no CEJAP, de Gongogi/BA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12660/rm.v15n23.2023.88801

Palavras-chave:

Conhecimento afro-brasileiro, Epistemologias, Movimento negro, Conhecimento escolar

Resumo

Este artigo traz como objetivo investigar a participação de mobilizadores de culturas negras na produção do conhecimento afro-brasileiro, abordando vivências de estudantes e egressos do Colégio Estadual José Araújo Pereira (CEJAP), que desenvolvem tais projetos no município de Gongogi/BA. Fundada no método etnográfico, o estudo aponta a necessidade de ações voltadas para os estudos de ancestralidade e produção de conhecimentos afro-brasileiros no contexto de culturas locais como produção de conhecimento escolar, através da elaboração de projetos interdisciplinares, em parceria com grupos de matrizes africanas, movimentos sociais e comunidade acadêmica.

Biografia do Autor

Eudes Batista Siqueira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professor Mestre em Relações Étnicas (UESB, Campus de Jequié-BA), Docente da rede municipal SEC/Gongogi-BA, Coordenador pedagógico da rede estadual SEC/Bahia. Graduado em Pedagogia da Terra pela Universidade do Estado da Bahia (2010). Mestre em Relações Étnicas e Contemporaneidade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2016). Especialista em Educação Científica e Cidadania (IF-Baiano, Campus Uruçuca). Especialista em Tecnologias e Educação Aberta e Digital (UFRB). Desenvolve trabalhos principalmente nos seguintes temas: Identidade étnica, Educação e Cultura Afro-Brasileira; Ancestralidade; Educação simbólica; Educação do Campo e Educação das Relações Étnicas. É membro do Grupo de Pesquisa Educação e Relações Étnicas: Saberes e práticas do Legado Africano, Indígena e Quilombola/Odeere/UESB; coordenador da APLB-Sindicato/núcleo de Gongogi-BA; co-fundador da Associação Cultural e Beneficente Antônio Pereira Barbosa ? ACAPEB/Gongogi-BA; parecerista da Comissão de Ensino e Planejamento - Conselho Municipal de Educação - CME/Gongogi-BA.

Carlos Alberto Machado Noronha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Uruçuca

Doutor em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2019), mestre em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2009) e graduado em História pela Universidade do Estado da Bahia (2005). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileirlos e indígenas do IFBAIANO - Campus Uruçuca. Membro do Grupo de Pesquisas e Práticas em Gênero, Diversidade e Sexualidade - GEDISEX. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil (Primeira República) e História Social da Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: Lima Barreto, lutas de representação, modernidade, historiografia, intelectuais, relações entre história, memória e literatura.

Marise de Santana, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Jequié

Graduada em Licenciatura em Ciências Exatas pela UFBA (1982). Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia Olga Metitng (1994). Concluiu mestrado em 1999 pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em que defendeu a Dissertação intitulada Educação Multicultural Novos e Velhos Desafios orientada pela Profa Drª Josildeth Gomes Consorte. Em 2004 defendeu a Tese "O Legado Africano na Diáspora e o Trabalho Docente" na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, também orientada pela profª Dra Josildeth Gomes Consorte. É professora nível Pleno da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia das disciplinas Didática e Antropologia. Coordenadora e Professora da Pós Graduação Lato Sensu do ODEERE/UESB. Na UEFS- Universidade Estadual de Feira de Santana é Professora do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em "Desenho, Cultura e Interatividade". É Professora do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Relações Étnicas e Contemporaneidade do ODEERE- UESB. Tem experiência nas seguintes áreas: Educação e Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Legado Africano; Cultura e Identidade; Trabalho e Formação Docente; Processo Ensino/ Aprendizagem, Antropologia das Populações Afro-brasileiras, Relações Raciais; Relações Étnicas. Pós Doutora pela UNICAMP com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia/FAPESB, tendo como interlocutora a Profª. Drª. Maria Neusa Mendes Gusmão.

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Publicado

03.05.2023