Do sertão nordestino para a sala de aula
histórias de animais contadas pelo cordel
DOI:
https://doi.org/10.12660/rm.v15n23.2023.88804Palavras-chave:
Literatura de cordel, Leitura, Sextilhas, Práticas em sala de aula, Estratégias de leituraResumo
Trabalhar com a literatura de cordel é compreender sobre o passado e o presente daqueles que tiveram a infância embalada pelo recitar e pelo ouvir de versos que ainda ecoam na memória. Assim, ao abordar como temática cordéis e sextilhas que contam sobre os animais, enquanto poesia também escrita para o leitor criança e que possibilita o diálogo entre a literatura infantil, a literatura popular e o prazer do texto estético, este artigo tem como objetivo abordar o cordel, definindo sextilhas e perpassando por atividades que motivam leitores a abrirem um folheto e a compreenderem como nossa identidade se mostra cada vez mais atrelada a outros saberes que se contemplam e dialogam entre si, levando o texto poético à escola como forma de conhecer os diversos "brasis" estampados nessa literatura.
Referências
ABREU, M. Histórias de cordéis e folhetos. Campinas: Mercado de Letras, 2006.
ALBUQUERQUE, L. C. A guerra dos bichos. 2. ed. São Paulo: Brinque-Book, 2003.
ALVES, J. H. P. Cordel para crianças: aspectos temáticos e metodológicos ou um sabiá em sala de aula. In: DEBUS, E.; BAZZO, J. L. S.; BORTOLOTTO, N. (orgs.). Poesia (cabe) na escola: por uma educação poética. Campina Grande – PB: EDUFCG, 2018.
ALVES, J. H. P.; SOUZA, R. J., GARCIA, Y. M. R. Lendo e brincando com sextilhas e outros versos. In: SOUZA, R. J.; FEBA, B. L. T. Leitura literária na escola: reflexões e propostas na perspectiva do letramento. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2011.
BALSAN, S. F. S. Nas veredas da leitura: ações para formação de leitores autônomos. 2018, 259 f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, Universidade Estadual Paulista, 2018.
BORGES, J. F. No tempo que os bichos falavam. Olinda: Casa das crianças de Olinda / Instituto Nacional do Folclore, 1983.
BORGES, J. F. O rato magro e o rato gordo. [19--]. (Historinhas de cordel para crianças).
BRADESCO-GOUDEMAND, Y. O ciclo dos animais na literatura popular no Nordeste. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1982.
CHICUTE, S. Cordel dos passarinhos. Capistrano – CE: Gráfica Martins, 2006.
DIÉGUES JÚNIOR, M. Ciclos temáticos na Literatura de cordel. Maceió: Imprensa Oficial Graciliano Ramos, 2012.
COLOMER, T. A Formação do Leitor Literário. Tradução: Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2007.
EZEQUIEL, H. Eleição no reino da bicharada. Currais Novos: Folheteria de cordel, 2014.
GIROTTO, C. G. G. S.; SOUZA, R. J. Estratégias de leitura: para ensinar alunos a compreender o que leem. In: SOUZA, R. J. et al. (org.). Ler e compreender: estratégias de leitura. Campinas: Mercado de Letras, 2010, p. 45-114.
HARVEY, S.; GOUDVIS, A. Strategies that work: teaching comprehension to enhance understanding. Portland: Stenhouse Publishers & Pembroke Publishers, 2008.
LIMA, J. F. G. Literatura de cordel: dos folhetos tradicionais aos modernos livros de capa dura. In: LIMA, S. T.et al. (orgs.). No desfolhar dos folhetos: escritos sobre cordel. UNIFAP, Macapá, 2021.
LINDEN, S. V. Para ler o livro ilustrado. Trad. Dorothée de Bruchard. São Paulo: SESI – SP, 2018.
MACHADO, F. Saci e o bicho folharaz no reino da bicharada. São Paulo: Editora Luzeiro, 2011.
MARINHO, A. C.; PINHEIRO, H. O Cordel no Cotidiano Escolar. São Paulo: Cortez, 2012.
PACHECO, J. A intriga do cachorro com o gato. Juazeiro do Norte: Editora de José Bernardo da Silva, 1979.
PINHEIRO, H. Pássaros e bichos - na voz de poetas populares. Campina Grande: Bagagem, 2004.
PINHEIRO, J. H. A.; SOARES M. (orgs.) Outros pássaros e bichos na voz dos poetas populares. Campina Grande: Editora Bagagem, 2004.
PONDÉ, G. M. F. Poesia e Folclore para criança. In: ZILBERMAM, R. (org.). A produção cultural para a criança. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1990.
SOBRINHO, J. O casamento do calangro com a lagartixa. São Paulo: Prelúdio, 1959.
SOBRINHO, J. No tempo que os bichos falavam. São Paulo: Prelúdio, 1959.
SOLÉ, I. Estratégias de leitura. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
SOUZA, A. P. Festa da bicharada. São Paulo: Editora Luzeiro,1950.
SOUZA, R. J. Ler e ensinar: estratégias de leitura. Presidente Prudente, SP: Educação Literária, 2019.
VIANA, A. O bicho folharal. Fortaleza: Editora IMEPH, 2008.
VIANA, A. O coelho e o Jabuti. São Paulo: Globo, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Renata Junqueira de Souza, Naelza de Araújo Wanderley

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.