Do sertão nordestino para a sala de aula

histórias de animais contadas pelo cordel

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12660/rm.v15n23.2023.88804

Palavras-chave:

Literatura de cordel, Leitura, Sextilhas, Práticas em sala de aula, Estratégias de leitura

Resumo

Trabalhar com a literatura de cordel é compreender sobre o passado e o presente daqueles que tiveram a infância embalada pelo recitar e pelo ouvir de versos que ainda ecoam na memória. Assim, ao abordar como temática cordéis e sextilhas que contam sobre os animais, enquanto poesia também escrita para o leitor criança e que possibilita o diálogo entre a literatura infantil, a literatura popular e o prazer do texto estético, este artigo tem como objetivo abordar o cordel, definindo sextilhas e perpassando por atividades que motivam leitores a abrirem um folheto e a compreenderem como nossa identidade se mostra cada vez mais atrelada a outros saberes que se contemplam e dialogam entre si, levando o texto poético à escola como forma de conhecer os diversos "brasis" estampados nessa literatura. 

Biografia do Autor

Renata Junqueira de Souza, Universidade Estadual Paulista

Livre docente em Conteúdos e Metodologia de Língua Portuguesa. Pós doutorado no departamento de Literatura e Ensino da Ohio State University. Docente da graduação e pós graduação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP (Presidente Prudente). Coordenadora do Centro de Pesquisas em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil (CELLIJ). Com experiência na área de Educação e Literatura, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Leitura e Ensino, Literatura e Ensino, Estratégias de leitura. Compreensão de textos. 

Naelza de Araújo Wanderley, Universidade Federal de Campina Grande

Graduação em Licenciatura plena em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Patos (1992), Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Fundação Francisco Mascarenhas / UFPB (1996), Mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2001), Doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2005) e Pós-doutorado na área de Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2007). Atualmente, é professora Titular da Universidade Federal de Campina Grande, integrando o corpo docente do Curso de Engenharia Florestal (UAEF/CSTR/UFCG), do Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais (PPGCF/CSTR/UFCG) e do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE /UAL/ UFCG).

Referências

ABREU, M. Histórias de cordéis e folhetos. Campinas: Mercado de Letras, 2006.

ALBUQUERQUE, L. C. A guerra dos bichos. 2. ed. São Paulo: Brinque-Book, 2003.

ALVES, J. H. P. Cordel para crianças: aspectos temáticos e metodológicos ou um sabiá em sala de aula. In: DEBUS, E.; BAZZO, J. L. S.; BORTOLOTTO, N. (orgs.). Poesia (cabe) na escola: por uma educação poética. Campina Grande – PB: EDUFCG, 2018.

ALVES, J. H. P.; SOUZA, R. J., GARCIA, Y. M. R. Lendo e brincando com sextilhas e outros versos. In: SOUZA, R. J.; FEBA, B. L. T. Leitura literária na escola: reflexões e propostas na perspectiva do letramento. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2011.

BALSAN, S. F. S. Nas veredas da leitura: ações para formação de leitores autônomos. 2018, 259 f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, Universidade Estadual Paulista, 2018.

BORGES, J. F. No tempo que os bichos falavam. Olinda: Casa das crianças de Olinda / Instituto Nacional do Folclore, 1983.

BORGES, J. F. O rato magro e o rato gordo. [19--]. (Historinhas de cordel para crianças).

BRADESCO-GOUDEMAND, Y. O ciclo dos animais na literatura popular no Nordeste. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1982.

CHICUTE, S. Cordel dos passarinhos. Capistrano – CE: Gráfica Martins, 2006.

DIÉGUES JÚNIOR, M. Ciclos temáticos na Literatura de cordel. Maceió: Imprensa Oficial Graciliano Ramos, 2012.

COLOMER, T. A Formação do Leitor Literário. Tradução: Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2007.

EZEQUIEL, H. Eleição no reino da bicharada. Currais Novos: Folheteria de cordel, 2014.

GIROTTO, C. G. G. S.; SOUZA, R. J. Estratégias de leitura: para ensinar alunos a compreender o que leem. In: SOUZA, R. J. et al. (org.). Ler e compreender: estratégias de leitura. Campinas: Mercado de Letras, 2010, p. 45-114.

HARVEY, S.; GOUDVIS, A. Strategies that work: teaching comprehension to enhance understanding. Portland: Stenhouse Publishers & Pembroke Publishers, 2008.

LIMA, J. F. G. Literatura de cordel: dos folhetos tradicionais aos modernos livros de capa dura. In: LIMA, S. T.et al. (orgs.). No desfolhar dos folhetos: escritos sobre cordel. UNIFAP, Macapá, 2021.

LINDEN, S. V. Para ler o livro ilustrado. Trad. Dorothée de Bruchard. São Paulo: SESI – SP, 2018.

MACHADO, F. Saci e o bicho folharaz no reino da bicharada. São Paulo: Editora Luzeiro, 2011.

MARINHO, A. C.; PINHEIRO, H. O Cordel no Cotidiano Escolar. São Paulo: Cortez, 2012.

PACHECO, J. A intriga do cachorro com o gato. Juazeiro do Norte: Editora de José Bernardo da Silva, 1979.

PINHEIRO, H. Pássaros e bichos - na voz de poetas populares. Campina Grande: Bagagem, 2004.

PINHEIRO, J. H. A.; SOARES M. (orgs.) Outros pássaros e bichos na voz dos poetas populares. Campina Grande: Editora Bagagem, 2004.

PONDÉ, G. M. F. Poesia e Folclore para criança. In: ZILBERMAM, R. (org.). A produção cultural para a criança. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1990.

SOBRINHO, J. O casamento do calangro com a lagartixa. São Paulo: Prelúdio, 1959.

SOBRINHO, J. No tempo que os bichos falavam. São Paulo: Prelúdio, 1959.

SOLÉ, I. Estratégias de leitura. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

SOUZA, A. P. Festa da bicharada. São Paulo: Editora Luzeiro,1950.

SOUZA, R. J. Ler e ensinar: estratégias de leitura. Presidente Prudente, SP: Educação Literária, 2019.

VIANA, A. O bicho folharal. Fortaleza: Editora IMEPH, 2008.

VIANA, A. O coelho e o Jabuti. São Paulo: Globo, 2011.

Downloads

Publicado

03.05.2023