Festividade do Silêncio

as narrativas dos foliões de São Benedito de Bragança na pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12660/rm.v15n23.2023.88862

Palavras-chave:

Comitivas de esmolação, São Benedito, Narrativa, Pandemia

Resumo

Este artigo analisa as narrativas dos integrantes das comitivas de esmolação de São Benedito, na cidade de Bragança, no Pará, durante o primeiro ano da pandemia de Covid-19. Caracterizada como um ritual de devoção popular ao “santo preto” na Amazônia Brasileira, esses grupos se configuram por meio de uma prática conhecida como esmolação, realizada por meio de três cortejos que levam a imagem do santo para os mais distantes lugares da região. Os depoimentos dos foliões, como são chamados os integrantes dessas comitivas, serão analisados a partir da Análise Crítica da Narrativa, de Luiz Gonzaga Motta. A pesquisa mostra que, além dos sentimentos de tristeza e frustração em relação ao momento atípico, a pandemia também intensificou a condição de vulnerabilidade social vivida por esses grupos.

Biografia do Autor

Adison Cesar Sousa dos Santos, Universidade Federal do Pará

Doutorando e Mestre em Ciências da Comunicação pelo programa de Pós-graduação Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCom), da Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Cinema e Linguagem Audiovisual pela Universidade Estácio de Sá. Graduado em Jornalismo pela Faculdade de Estudos Avançados do Pará (FEAPA). Trabalhou como repórter nas redações do Diário do Pará, O Liberal e Agência Pará. No campo da comunicação corporativa, atuou como assessor de comunicação das Usinas Hidrelétricas Belo Monte (Pará) e São Manoel (Mato Grosso). Atualmente realiza consultoria em comunicação para o Instituto de Pesquisas Ecològicas (IPÊ), em Nazaré Paulista/SP. Desenvolve pesquisas nas áreas de cultura, narrativas, meio ambiente e comunidades tradicionais. Integra o Grupo de Pesquisa Narramazônia - Narrativas Contemporâneas na Amazônia Paraense

Vânia Maria Torres Costa, Universidade Federal do Pará

Doutora em Comunicação (UFF), mestre em Planejamento do Desenvolvimento (NAEA/UFPA), Jornalista (UFPA). Docente da Faculdade de Comunicação (FACOM) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM/UFPA). é uma dos coordenadoras dos grupos de Pesquisa Academia do Peixe Frito (Unama/UFPA) e Narramazônia: narrativas contemporâneas da Amazônia paranese (UFPA/Unama).  

Referências

ALENCAR, Larissa Fontinele de. No rastro dos “pés descalços”: da Marujada à narrativa literária. Dissertação (Mestrado em Linguagens e Saberes da Amazônia) – Universidade Federal do Pará, Bragança, 2014.

BESEN, José Artulino. São Benedito. 3ª Edição, Missão Jovem, Florianópolis, 2012.

BRITO, José Moraes de. [Entrevista cedida a] Adison Cesar Sousa dos Santos em Bragança/ PA, no ano de 2020. Entrevista realizada para finalidades de pesquisa.

FERNANDES, José Guilherme dos Santos. Pés que andam, pés que dançam: Memória, identidade e região cultural na esmolação e marujada de São Benedito em Bragança (PA). Belém: EDUEPA, 2011.

GENNEP, A. Van. Os ritos de passagem.2. ed., Trad. Mariano Ferreira. Petrópolis: Vozes, 2011.

HALL, Stuart. Cultura e representação. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, 2016.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Cidades e Estados – Bragança código: 1501709. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/pa/braganca.html. Acesso em: 18 jan. 2023.

MEDEIROS, Isabella T. Desmontando a Santidade: Interferências Sociais e Políticas no Processo de Santificação de Madre Paulina. Revista da APG, São Paulo, v.2, n.1, p.10-38, jul./dez. 2022. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/apg/index10. Acesso em 03 abr. 2023.

MOTTA, Luiz Gonzaga. Análise Crítica da Narrativa. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2013.

NONATO DA SILVA, Dário Bendito Rodrigues. Os donos de São Benedito: convenções e rebeldias entre o catolicismo tradicional e devocional na cultura de Bragança, século XX. Belém: [s.n.], 2006.

PRIMEIRO caso confirmado de Covid-19 no Brasil ocorreu em SP e completa seis meses nesta quarta. G1 SP. São Paulo, 26 ago. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/08/26/primeiro-caso-confirmado-de-covid-19-no-brasil-ocorreu-em-sp-e-completa-seis-meses-nesta-quarta.ghtml. Acesso em: 10 dez. 2021.

RIBEIRO, Antônio. [Entrevista cedida a] Adison Cesar Sousa dos Santos em Bragança/ PA, no ano de 2020 e em agosto de 2021. Entrevista realizada para finalidades de pesquisa.

ROSÁRIO, Ubiratan. Saga do Caeté: folclore, história, etnografia e jornalismo na cultura amazônica da Marujada, Zona Bragantina, Pará. Coleção Caeté. Belém: CEJUP, 2000.

SANT’ANNA, Elcio. "Não brinca com São Benedito": um estudo antropológico das narrativas nas devoções beneditinas de Bragança/PA. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Belém, 2016.

SANTOS, Adison C. S; COSTA, Vania Maria Torres. Narrativas de devoção: análise do documentário “Beneditos”, da TV Cultura do Pará. In: IV ENCONTRO DE ANTROPOLOGIA VISUAL DA AMÉRICA AMAZÔNICA, 4., 2020, Belém. [S.I.], Belém, 2020.

SANTOS, Adison C. S. dos. Foliões Mensageiros: memórias e narrativas das comitivas de esmolação do Glorioso São Benedito de Bragança/PA. Dissertação (Mestrado em Comunicação, Cultura e Amazônia). Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2022.

SANTOS, Valdeci Silva dos. [Entrevista cedida a] Adison Cesar Sousa dos Santos em Bragança/ PA, no ano de 2020. Entrevista realizada para finalidades de pesquisa.

SILVA, Armando Bordallo da. Contribuição ao Estudo do Folclore Amazônico na Zona Bragantina. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Edição nº. 05, Série Antropologia, Belém-PA, 1959.

SILVA, Dedival Brandão da. Os Tambores da Esperança. Belém: Falangola, 1997.

TURNER, Victor W. O Processo Ritual: estrutura e antiestrutura. Petrópolis: Editora Vozes, 1974.

Downloads

Publicado

03.05.2023