A defasagem no estudo do patrimônio cultural

o caso da Igreja de São Pedro dos Pescadores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12660/rm.v15n23.2023.88874

Palavras-chave:

Arquitetura, Patrimônio Cultural, Defasagem, América Latina, Igreja de São Pedro dos Pescadores

Resumo

Pretende-se discutir como a transposição de uma História da Arte produzida em certos lugares gera leituras defasadas sobre o patrimônio cultural de outras paisagens, se não submetidas às devidas traduções. Esse é o caso da aplicação da historiografia arquitetônica europeia às edificações latino-americanas, como a Igreja de São Pedro dos Pescadores, em Fortaleza, Ceará, Brasil. Foi realizado o tombamento da igreja graças aos pareceres históricos, já que os arquitetônicos afirmavam a falta de valores artísticos da edificação, que não se encaixava nos cânones de beleza e estilísticos das teorias. Buscamos outra leitura do bem patrimonial, a partir da interpretação de sua rede cultural, a fim de gerar novos argumentos que respeitem seus valores artísticos e arquitetônicos.

Biografia do Autor

João Lucas Vieira Nogueira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2019), mestre em Investigación en Arte y Creación pela Universidad Complutense de Madrid (2013) e graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (2009). Docente do curso de Arquitetura e Urbanismo no Centro Universitário Católica de Quixadá (2014 a 2018), na Universidade Federal do Ceará (2015), na Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (2017), na Universidade de Fortaleza (2018 a 2019) e no Centro Universitário Christus (2018 a 2020). Docente na pós-graduação em Arquitetura de Interiores na Universidade de Fortaleza (2018-atual). Gerente da Célula de Patrimônio Material da Coordenadoria de Patrimônio Histórico e Cultural da Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (2013 a 2015). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura, cidade, memória, arte e teoria geral dos sistemas.

Thais Oliveira Ponte, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Fortaleza (2013). Mestra em Desenvolvimento Urbano pelo programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano da Universidade Federal de Pernambuco (2016). Desenvolve pesquisa na área de planejamento urbano e regional, habitação de interesse social, projeto urbano, direito à cidade e direito à moradia digna desde 2013. Atualmente realiza Doutorado (início 2020) na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), na área de concentração Habitat, linha de pesquisa Fundamentos Sociais do Habitat, com tema de pesquisa "O lugar da pobreza nos estudos da cidade de Fortaleza".

Referências

ANDRADE, Oswaldo de. Obras completas. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 1971.

BARROSO, Gustavo (1888-1959). À margem da história do Ceará. Apresentação: Túlio Monteiro. Rio-São Paulo - Fortaleza: FUNCET, 2004.

CARPENTIER, Alejo. Literatura e consciência política na América Latina. Lisboa: Publicações Dom Quixote. 1969.

CAVARERO, Adriana. Vozes plurais: filosofia da expressão vocal. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

ESOPO. Fábulas de Esopo. Tradução Ruth Rocha. São Paulo: Salamandra, 2010. Disponível em: https://www.revistaprosaversoearte.com/11702-2/. Acesso em: 15 abr. 2019.

FLUSSER, Vilém. A fenomenologia do brasileiro. Organização: Gustavo Bernardo. Rio de Janeiro: Eduerj, 1998.

IBRI, Ivo Assad. Kosmos noetós: a arquitetura metafísica de Charles S. Peirce. São Paulo: Paulus, 2015.

LA FONTAINE, Jean. Fábulas de La Fontaine. Tradução Bocage. Rio de Janeiro: Editora Brasil- América, 1985. Disponível em: https://www.revistaprosaversoearte.com/11702-2/. Acesso em: 15 abr. 2019.

LOBATO, Monteiro. A cigarra e a formiga. In: LOBATO, Monteiro. Fábulas. São Paulo: Brasiliense, 1995. Disponível em: https://www.revistaprosaversoearte.com/11702-2/. Acesso em: 15 abr. 2019.

LOTMAN, Iuri. La semiosfera I. Semiotica de la cultura y del texto. Tradução de Desiderio Navarro. Madrid: Ediciones Cátedra, 1996.

MARQUES, Janote Pires. Festas de negros em Fortaleza: Territórios, sociabilidades e reelaborações (1871-1900). 2008. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal de Fortaleza, 2008.

PINHEIRO, Amálio. América Latina: Barroco, cidade, jornal. São Paulo: Intermeios, 2013.

QUATRO homens e uma jangada. Direção de Orson Welles. Paramount Pictures, 1942. 1 vídeo (130 min.). Publicado pelo canal Leila Nobre. Disponível em: https://youtu.be/8pnorqSIvkM. Acesso em: 15 abr. 2019.

SALLES, Cecília Almeida. Redes da criação: construção da obra de arte. 2 ed. Vinhedo-SP: Horizonte, 2006.

SARDUY, Severo. Barroco. Tradução de Maria de Lurdes Júdice e José Manuel de Vasconcelos. Lisboa: Vega Universidade, 1988.

SECRETARIA DE CULTURA DE FORTALEZA (SECULTFOR). Instrução de Tombamento do Colégio Dorotéias. Fortaleza, 2006-b.

SECRETARIA DE CULTURA DE FORTALEZA (SECULTFOR). Instrução de Tombamento da Igreja de São Pedro dos Pescadores. Fortaleza, 2006-a.

SEIXAS, Raul; COELHO, Paulo. Como vovó já dizia. Philips Records,1974. Disponível em: https://www.letras.mus.br/raul-seixas/48305/. Acesso em: 05 nov. 2019.

SIMAS, Luiz Antonio. Twitter: @simas_luiz. 25 nov. 2019. Disponível em: https://twitter.com/simas_luiz/status/1198950671908843520. Acesso em: 23 mar. 2023.

SUESS, Paulo. A lógica da festa: Nova Evangelização, racionalidade ocidental e lógica indígena. Porantim XXIV/247 (Agosto). 2002, p. 10.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Encontros. Organização Renato Sztutman. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2008.

WAISMAN, Marina. O interior da história: historiografia arquitetônica para uso de latino-americanos. Tradução de Anita de Marco. São Paulo: Perspectiva, 2013.

WALLERSTEIN, Immanuel Maurice. Análisis de sistemas-mundo: una introducción. México: Siglo XXI, 2005.

Downloads

Publicado

03.05.2023