(Re)inventando o popular

uma etnografia sobre os Cocos Urbanos na cidade de Fortaleza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12660/rm.v15n23.2023.88877

Palavras-chave:

Cocos Urbanos, Performances culturais, Cultura popular, Etnografia

Resumo

Os cocos são um tipo de dança, música e performance popular do Nordeste brasileiro que tem se destacado por sua inserção no mercado da cultura nos grandes centros urbanos. Este artigo pretende problematizar as reinvenções das culturas populares, tendo como lente metodológica o conceito de performances culturais, realizando um estudo de caso sobre os cocos da cidade de Fortaleza. Neste trabalho tentamos perceber como tais práticas culturais populares, no contexto urbano, produzem novas combinações estéticas e políticas que possibilitam a continuidade e a produção de seus lugares culturais e populares. Através de uma etnografia, o estudo permitiu realizar um panorama das atividades dos cocos na capital cearense com foco particular sobre dois grupos locais, Coco das Goiabeiras da Rainha do Mar e Na Quebrada do Coco.

Biografia do Autor

Ricardo César Carvalho Nascimento, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Professor efetivo da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira onde atua como professor na licenciatura em Sociologia e no Bacharelado em Humanidades. É doutor em Antropologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa com a tese: Mandinga for export, a globalização da capoeira na Europa. Fez mestrado em Sociologia pela Universidade do Minho e é licenciado em Geografia pela Universidade do Porto. Enquanto doutorando pertenceu ao CRIA (Centro em Rede em investigação em Antropologia) em Portugal e foi pesquisador visitante entre 2012 e 2013 no Instituto de Sociologia da Universidade Jaguelônica em Cracóvia na Polônia. Atualmente é vice coordenador do Performart (Núcleo de Pesquisa e Extensão das performances culturais e do patrimônio imaterial) com projetos de pesquisa e extensão nas áreas da cultura popular e performances culturais.

Joel Oliveira de Araújo, Universidade Federal de Goiás

Doutorando em Antropologia Social no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestre em Antropologia pelo Programa Associado de Pós Graduação em Antropologia na Universidade Federal do Ceará e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UFC/UNILAB). Graduado em Licenciatura plena em História e graduado em Humanidades na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB).

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Publicado

03.05.2023