Brasil em trânsito

debatendo a canção brasileira através de Transa, de Caetano Veloso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12660/rm.v15n23.2023.88879

Palavras-chave:

Canção brasileira, Nacionalismo, Cultura de massa, Tropicália, Tradição cultural

Resumo

Questionando o discurso nacionalista que vigorava na música brasileira desde o Modernismo, o movimento da Tropicália, buscou na Antropofagia Cultural, de Oswald de Andrade, saídas para a dualidade entre nacional e internacional, que se vivia na década de 1960, em plena expansão da cultura de massa. Caetano Veloso, um dos mais conhecidos e proficientes tropicalistas, tem trazido para sua música toda uma série de processos que intentam repensar a tradição musical brasileira. Este trabalho examina esse esforço do artista, ao se dedicar à análise do LP Transa, obra criada quando Caetano estava no exílio em Londres.

Biografia do Autor

Elzimar Fernanda Nunes Ribeiro, Universidade Federal de Uberlândia

Professora da Universidade Federal de Uberlândia, onde atua nas áreas de Teoria Literária, Literaturas em língua portuguesa e Ensino de literatura. Pertence ao quadro docente permanente do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da mesma instituição, sendo integrante da Linha de Pesquisa Literatura, Representação e Cultura. Atua ainda no Grupo de Pesquisa POEIMA: Poéticas e Imaginário, voltado para as relações entre criação poética, a imaginação simbólica e as narrativas míticas. Possui graduação em Letras Licenciatura pela Universidade Federal de Goiás (1999), mestrado em Literatura pela Universidade de Brasília (2002) e doutorado em Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília (2006). Em suas pesquisas, tem lidado especialmente com questões ligadas à literatura de resistência, à identidade cultural brasileira, à literatura brasileira colonial, à literatura brasileira das décadas de 60/70, às relações entre história, sociedade e ficção e aos estudos do imaginário (com ênfase nas imagens de terror, medo e luta).

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Publicado

03.05.2023