Gestão ambiental e desempenho hoteleiro. Um estudo no Pólo Costa das Dunas - RN

Autores/as

  • Wayne Thomas Enders
  • Marcos Paulo da Silva
  • Leilianne Michelle Trindade da Silva

DOI:

https://doi.org/10.12660/oit.v1n3.5618

Resumen

A atividade turística tanto pode agravar problemas ambientais como pode ajudar na conservação das destinações, desde que se planeje e gerencie suas atividades, especialmente por meio da gestão ambiental. Assim, o presente artigo tem o objetivo de analisar a relação existente entre o uso de práticas ambientais por empresas do setor hoteleiro e seu desempenho organizacional. Para tanto, realizou-se uma pesquisa com aplicação de questionários a uma amostra aleatória de 130 donos e/ou gerentes de meios de hospedagem do Pólo Costa das Dunas, no Rio Grande do Norte. As práticas ambientais foram medidas em 28 indicadores, e o desempenho organizacional foi avaliado de acordo com os sete critérios de excelência na performance do Baldrige National Quality Program (2001). Os dados foram analisados conforme os tipos de questões de pesquisa elaboradas e os níveis de mensuração dos dados coletados. As principais técnicas analíticas foram: média aritmética, análise fatorial, análise de conglomerados, correlação de Pearson e análise de variância.

Publicado

2006-01-01

Número

Sección

Artigo