Premiação e disseminação de práticas públicas: análise de casos e o potencial multiplicador do Prêmio de Responsabilidade Social em Turismo

Autores

  • Marco Antônio Carvalho Teixeira

DOI:

https://doi.org/10.12660/oit.v3n3.5726

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo desenvolver uma reflexão acerca de como a identificação e a disseminação (aqui entendida como difusão e circulação de informações) de práticas públicas pode contribuir para melhorar os processos de concepção, planejamento e gestão das políticas sociais Os bancos de dados, debates, publicações e demais atividades desenvolvidas por diversos programas de premiação de iniciativas inovadoras no campo da gestão social permitem identificar o potencial multiplicador destas iniciativas tanto as executadas por agentes públicos como por agentes privados. Este trabalho apresenta inicialmente de uma breve contextualização acerca do momento histórico-político que impulsiona o surgimento dessas iniciativas e, posteriormente, desenvolve-se a análise das experiências desenvolvidas pelo Programa Gestão Pública e Cidadania; pelo Prêmio Prefeito Amigo da Criança e pelo Prêmio ECO, para, em seguida, apresentar uma breve reflexão acerca das expectativas em torno do Prêmio de Responsabilidade Social em Turismo.

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Publicado

2008-01-01

Edição

Seção

Artigo