Motivações do público homossexual na escolha dos destinos turísticos

Autores

  • Italo Salusto Tonette Dias
  • Brigitte Renata Bezerra de Oliveira
  • Rafael Lucian
  • Maria de Lourdes de Azevedo Barbosa
  • Érica Piros Kovacs

DOI:

https://doi.org/10.12660/oit.v4n1.5736

Resumo

A pesquisa teve como objetivo analisar as principais motivações do público GLTB (gays, lesbians, transgenders e bisexuals) na escolha dos destinos turísticos. Por ter caráter quantitativo, precisou valer-se de questionários autoadministrados, enviados por e-mail ou respondidos pessoalmente em locais frequentados pelo público GLTB. Os respondentes foram divididos em dois grupos: GLTB e HETERO. Observou-se que os do grupo GLTB possuem maior escolaridade e renda do que os do grupo HETERO, o que implicou uma maior quantidade de viagens realizadas nos últimos 12 meses e influenciou na escolha dos últimos destinos. Tendo como base o modelo de tipologia das motivações do turismo de Swarbrooke e Horner (2002), por meio de análise fatorial, chegou-se a um modelo que indica cinco tipologias para o turismo GLTB: fatores culturais e de status; prazer; diversão e lazer; desenvolvimento pessoal; e lazer familiar e relaxamento.

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Publicado

2009-01-01

Edição

Seção

Artigo