Valorização econômica das identidades e das produções culturais no mercado turístico: estudo de grupos das cidades brasileiras de Maceió (AL) e de Bento Gonçalves (RS)

Autores

  • Ana Maria De Paris Possamai

DOI:

https://doi.org/10.12660/oit.v4n2.5744

Resumo

Resumo: O objetivo deste artigo é analisar a atuação e a valorização dos grupos culturais como atrativos, ou como valor econômico agregado de empreendimentos turísticos. O referencial teórico baseou-se em idéias econômicas clássicas e na fundamentação conceitual de inclusão social. Para coleta de dados, foi aplicado um questionário com perguntas quantitativas e qualitativas, com base probabilística e não probabilística. Analisou-se a atuação de produtores culturais e de empreendedores turísticos dos municípios brasileiros de Maceió (AL) e de Bento Gonçalves (RS). O principal resultado foi a comprovação da hipótese de que os produtores culturais não são valorizados economicamente e, em razão disso, não sobrevivem com a atividade cultural e precisam manter outras atividades remuneradas.

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Publicado

2009-01-01

Edição

Seção

Artigo