A imagem do destino turístico Ouro Preto e seus reflexos na lealdade, na satisfação e na divulgação boca a boca

Autores

  • Marlusa Gosling
  • Danielle Fernandes Costa Machado

DOI:

https://doi.org/10.12660/oit.v5n3.5776

Resumo

: O objetivo da pesquisa foi analisar as inter-relações entre a imagem de Ouro Preto e seus reflexos na satisfação do turista e em seu comportamento em relação à tendência de retorno ao destino e à intenção de recomendar a visita. Realizou-se a avaliação da validade do modelo de pesquisa aplicando-se a técnica de modelagem de equações estruturais. Os resultados obtidos sugerem que o modelo estrutural proposto apresenta ajuste moderado demonstrando que o modelo efetivamente consegue reproduzir de maneira razoável os dados empíricos obtidos. Entre as dimensões da imagem que foram testadas, somente herança cultural, atrativos culturais e preço impactaram significativamente sobre a satisfação com a viagem para Ouro Preto. Observou-se ainda um forte efeito imediato entre satisfação e comunicação boca a boca, mas o efeito sobre lealdade, embora tenha sido significativo, foi inferior.

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Publicado

2010-01-01

Edição

Seção

Artigo