EDITORIAL
DOI:
https://doi.org/10.12660/oit.v6n1.5784Resumo
Nesta primeira edição de 2011, temos o prazer de apresentar aos leitores assuntos atuais, como os referentes a dois temas centrais: Turismo e sua contribuição para a educação, e Desenvolvimento do turismo em duas cidades turísticas brasileiras: Natal (RN) e Tiradentes (MG).
O artigo que abre esta edição levanta a questão da desintermediação dos serviços turísticos devido ao avanço da tecnologia da informação através do uso da internet. Em que grau a internet vem substituindo o papel de alguns segmentos do turismo, como no caso das agências de viagens ? O texto revela resultados interessantes, tendo em vista o perfil dos entrevistados.
O artigo seguinte diz respeito aos estabelecimentos de alimentação em uma capital que recebe um fluxo constante de turistas durante o ano todo: Natal/RN. No sentido de investigar os serviços de alimentação oferecidos naquela cidade, os autores realizaram uma pesquisa com 300 turistas, objetivando avaliar quesitos importantes que influenciam diretamente na satisfação e na fidelização de clientes.
A cidade de Tiradentes, outro destino turístico brasileiro, foi foco da pesquisa relatada no terceiro artigo, intitulado “Empreendedorismo e o desenvolvimento do turismo na cidade de Tiradentes/MG”. Foi priorizado, neste estudo, um grupo específico para a pesquisa - o de empreendedores da cidade - o qual incluía empresários da área de hospedagem, alimentos e bebidas, comerciantes em geral e entidades de classe. Como resultado, foi possível o agrupamento dos empreendedores de Tiradentes em três categorias: tradicionais, modernos e pós-modernos.
O turismo é tratado neste artigo como um catalisador do processo de construção do conhecimento, através do qual permite ao ser humano ter noção de seus limites e possibilidades, além da percepção do outro através de contato com diferentes seres humanos durante a experiência turística. Como o turismo congrega pessoas de diferentes culturas, origens e costumes, o texto discute como tal atividade pode ser um importante instrumento de cunho educativo.
Finalizando esta edição, o quinto artigo faz um levantamento das publicações de artigos com temas voltados para a área de estratégia e finanças em turismo, em revistas pré-selecionadas. O levantamento do número de artigos publicados, número de autores por artigo e total de autores, proporcionou a conclusão de que artigos relacionados com a temática investigada ainda permanecem pouco expressivos como área de estudo, o que torna este campo fértil para a realização de novas pesquisas.
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