Questão de educação: como o Turismo ensina?

Autores

  • Bruno César Rodrigues Manhães
  • Adriana Cristine Dias Locatelli

DOI:

https://doi.org/10.12660/oit.v6n1.5788

Resumo

Por este artigo, elabora-se uma reflexão acerca das interfaces da atividade turística e da educação. Tal inquietação surgiu com base na ideia da urgente implantação da educação moderna, da irrevogável formação universal e da habilidade de aprender a viver junto. Sabe-se que o turismo coloca em contato diversas pessoas, as quais carregam diferentes pontos de vista, cosmovisões, interpretações do entorno e distintos capitais culturais — sendo essas interações favorecedoras do processo de autoeducação. Assim, o objetivo foi o de proporcionar uma nova perspectiva da união do fenômeno turístico à formação educacional dos indivíduos, e, para tanto, foram estudados os principais mecanismos que podem fazer do turismo uma experiência de cunho educativo. Este artigo é, pois, um ensaio teórico cujo resultado é a constatação de que o turismo atua como agente educacional e apresenta características que catalisam o processo de construção dos conhecimentos.

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Publicado

2011-01-01

Edição

Seção

Artigo