O Efeito Halloween no Mercado Acionário Brasileiro

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Juliano Ribeiro de Almeida
Guilherme Ribeiro de Almeida
Daniel Reed Bergmann

Resumo

O efeito Halloween diz respeito à noção de que os retornos do mercado acionário tendem a ser maiores no período de novembro a abril do que no período de maio a outubro. Neste estudo, analisamos a robustez dessa estratégia de negociação levando em consideração os retornos individuais de ações negociadas no mercado brasileiro durante o período de agosto de 1994 e junho de 2014. Utilizando a abordagem padrão de regressão por variáveis dummy, introduzida por Bouman e Jacobsen (2002), nossos resultados sugerem a existência do efeito Halloween no mercado brasileiro, o qual mostrou-se economicamente e estatisticamente significativo, com sinal positivo e com leve tendência de queda ao longo dos últimos anos. Além disso, ao reavaliar esses resultados utilizando o “Superior Predictive Ability test” de Hansen (2005), constatamos que uma estratégia de investimento baseada no efeito Halloween gera retornos estatisticamente significativos e superiores a uma estratégia de investimento buy-and-hold quando os efeitos de data-snooping não são desprezados na série dos retornos das ações, como ocorre em Bouman e Jacobsen (2002).

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Seção
Artigos
Biografia do Autor

Juliano Ribeiro de Almeida, FEA-USP

Doutorando em Administração pela FEA-USP e Mestre em Administração de Empresas pela EAESP-FGV

Daniel Reed Bergmann, FEA-USP

Doutor em Administração pela FEA-USP e Mestre em Ciências Contábeis pela FEA-USP. Atualmente é Professor-Doutor do Departamento de Administração da FEA-USP