Efeito do Volume de Negócios nas Escolhas de Recomendações de Ações dos Analistas

Conteúdo do artigo principal

Rafael Moreira Antônio
Alex Augusto Timm Rathke
Marcelo Botelho da Costa Moraes
Marcelo Augusto Ambrozini

Resumo

O presente estudo analisa o efeito do volume de negócios nas escolhas de recomendações de compra e venda de ações dos analistas de mercado de capitais. A pesquisa foi realizada com 7.293 recomendações consensuais emitidas para empresas brasileiras entre os anos de 2008 e 2014. Além das recomendações, os dados analisados foram compostos por características fundamentalistas das firmas tais como o ativo total, o retorno das ações, o lucro líquido e os dividendos distribuídos objetivando-se identificar quais foram os fatores que os analistas consideraram em suas avaliações para a emissão de recomendações. A análise de dados foi realizada por meio de uma regressão com dados em painel desbalanceado e os resultados indicaram que os analistas preferem recomendar as ações com alto volume de negociação e que as ações que receberam as recomendações mais favoráveis foram aquelas que apresentaram maior volume de negócios, corroborando com a teoria. Outros indicadores mostraram-se significantes como base para as recomendações, como o lucro operacional antes dos juros e imposto de renda (Earnings Before Interest and Taxes – EBIT), o retorno das ações, o retorno sobre os ativos (ROA), os dividendos distribuídos e a relação entre o preço e o valor patrimonial das ações (P/VPA).

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Rafael Moreira Antônio, Universidade de São Paulo – USP

Doutorando, Mestre em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - USP (2012) e Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - USP (2009). Pesquisador de Mercado de Capitais, especialmente a acurácia das previsões dos analistas. Tem experiência na área de Contabilidade Societária, Contabilidade de Custos, Contabilidade Aplicada ao Terceiro Setor e Controladoria. Atualmente é revisor dos periódicos vinculados à IABE - International Academy of Business and Economics, do periódico International Journal of Emerging Markets, do periódico Contabilidade Vista & Revista, do periódico Revista de Administração da Unimep e do periódico Revista de Finanças e Contabilidade da Unimep. Atua como professor e coordenador do curso de especialização em Controladoria e Finanças do Senac Ribeirão Preto. Membro fundador e integrante do GPFin: Grupo de Pesquisas em Finanças da FEA-RP/USP.

Alex Augusto Timm Rathke, Universidade de São Paulo – USP

Doutorando em Controladoria e Contabilidade Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – FEA-RP Universidade de São Paulo – USP

Marcelo Botelho da Costa Moraes, Universidade de São Paulo – USP

Professor Doutor Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – FEA-RP Universidade de São Paulo – USP

Marcelo Augusto Ambrozini, Universidade de São Paulo – USP

Professor Doutor - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – FEA-RP - Universidade de São Paulo – USP