Diferenças entre marcas nos serviços multiple-play em Portugal

Autores

  • Pedro Silva
  • António Carrizo Moreira
  • Victor Manuel Ferreira Moutinho

Palavras-chave:

Comunicação, Experiências da marca, Lealdade, Satisfação, Qualidade do serviço, Multiple-play

Resumo

A concorrência entre operadores do mercado das telecomunicações em Portugal tem sido intensa. Os serviços «multiple-play» têm vindo a conquistar a preferência dos portugueses e a oferta tem vindo a aumentar ao longo dos anos. Face ao aumento da competitividade dos principais concorrentes, seria de esperar que os desempenhos das suas marcas fossem muito equilibrados. O objetivo deste artigo é o de analisar as diferenças entre as três principais marcas «multiple-play» em Portugal. Para tal, foi efetuada uma revisão de literatura e medidas as perceções dos clientes relativamente a cinco dimensões do marketing: lealdade, satisfação, qualidade do serviço, comunicação e experiências da marca. Foram obtidas 745 respostas de clientes «multiple-play» através de um questionário, tendo os dados sido analisados com recurso a estatística descritiva, análise confirmatória de fatores (CFA) e análise de variâncias (ANOVA). Os resultados indicam: uma diferença clara de uma das marcas para as restantes duas; a marca com melhores índices na satisfação, qualidade do serviço e comunicação não é a que tem a maior lealdade dos seus clientes; as experiências da marca podem ser um fator que ajuda a explicar a lealdade à marca.

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Publicado

2014-10-08

Como Citar

SILVA, P.; MOREIRA, A. C.; MOUTINHO, V. M. F. Diferenças entre marcas nos serviços multiple-play em Portugal. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, Rio de Janeiro, RJ, v. 13, n. 4, p. 2–18, 2014. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rbpg/article/view/78696. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos