A integração do desenvolvimento de novos produtos na cadeia de valor: na senda de uma abordagem colaborativa

Autores

  • António Carrizo Moreira

Palavras-chave:

Desenvolvimento de novos produtos, Estratégias colaborativas, Cadeia de valor

Resumo

Grande parte das investigações sobre o desenvolvimento colaborativo de novos produtos tem sido efectuada em empresas globais e de grande dimensão, cuja validade para o contexto português não é diretamente transponível. Este estudo aborda os principais factores que tornam o relacionamento entre os fornecedores e os seus clientes bem sucedido a nível de desenvolvimento de novos produtos no contexto português. A pesquisa foi efectuada recorrendo a entrevistas estruturadas a empresas dos sectores automóvel e electrónico e aos seus principais fornecedores. Uma série de quatro «case studies» são apresentados com o objectivo de revelar um panorama mais real, pragmático e multifacetado do que o usualmente dado pela teoria.

Downloads

Publicado

2005-01-01

Como Citar

MOREIRA, A. C. A integração do desenvolvimento de novos produtos na cadeia de valor: na senda de uma abordagem colaborativa. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, Rio de Janeiro, RJ, v. 4, n. 1, p. 56–66, 2005. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rbpg/article/view/79210. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Estudos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)