A importância da certificação de sistemas de gestão da qualidade em Portugal

Autores

  • José Carlos de Castro Pinto
  • Ana Lúcia Pinto

Palavras-chave:

Gestão da qualidade, Sistema português de qualidade, Certificação, Modelo de regressão ordinal

Resumo

O aumento do número de empresas certificadas em Portugal e no Mundo tem vindo a demonstrar que a certificação é cada vez mais encarada como um objetivo estratégico. Mas quais serão as verdadeiras razões que justificam esta aposta dos gestores? O aumento da quota de mercado, maior competitividade ou simplesmente a melhoria da imagem organizacional? Tendo por base a evolução das certificações ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001/NP 4397 em Portugal, de 1995 até ao final de 2007, procurou analisar-se qual o nível de importância que as empresas portuguesas atribuem à certificação de uma forma geral e quais os fatores que mais contribuem para tal. A presente investigação baseou-se num estudo sobre a génese da Gestão da Qualidade e a sua evolução histórica, tendo sido suportada pela realização de um inquérito a 364 empresas certificadas com base nos referenciais acima mencionados. Os dados recolhidos foram tratados em SPSS e através da aplicação do modelo de regressão ordinal foi possível identificar os três fatores determinantes da importância da certificação – «Reduzir custos e desperdícios (retrabalho, devoluções)», «Melhorar internamente a organização (eficiência dos processos)» e «Aumentar a quota de mercado/número de clientes», referidos por ordem de importância. É de salientar a boa capacidade preditiva do modelo que classificou corretamente 72,3% dos casos.

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Publicado

2011-01-11

Como Citar

PINTO, J. C. de C.; PINTO, A. L. A importância da certificação de sistemas de gestão da qualidade em Portugal. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, Rio de Janeiro, RJ, v. 10, n. 1-2, p. 48–61, 2011. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rbpg/article/view/78807. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Estudos