Modelos de remuneração e rendibilidade nas empresas familiares portuguesas

Autores

  • Ivo Nuno Pereira
  • José Paulo Esperança

Palavras-chave:

Teoria da agência, Altruísmo, Empresas familiares, Modelos de remuneração

Resumo

A remuneração variável é habitualmente justificada pelo seu efeito de alinhamento dos interesses dos gestores e dos accionistas. Nas empresas de capitais dispersos, em particular, a resolução de problemas de agência passaria pela introdução de um modelo de remuneração variável, incluindo «stock options». Este aspecto é ainda ignorado, no âmbito das empresas em que os proprietários também exercem a gestão. Não só é exíguo o estudo empírico deste fenómeno, como a própria fundamentação teórica tem vindo a sofrer desenvolvimentos profundos, com a inclusão dos problemas de agência específicos das empresas familiares. Este estudo baseia-se na análise comparativa de 102 das maiores empresas portuguesas e confirma a maior propensão para a remuneração variável por parte das empresas de capitais dispersos, e que só as empresas familiares mais antigas beneficiam com a adopção de modelos de remuneração variável.

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Publicado

2008-10-16

Como Citar

PEREIRA, I. N.; ESPERANÇA, J. P. Modelos de remuneração e rendibilidade nas empresas familiares portuguesas. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, Rio de Janeiro, RJ, v. 7, n. 4, p. 32–42, 2008. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rbpg/article/view/78883. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

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Artigos

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