Aplicação do método ELECTRE TRI à classificação da satisfação de clientes: um estudo de caso em um curso de extensão universitária

Autores

  • Helder Gomes Costa
  • André Luís Policani Freitas

Palavras-chave:

Satisfação, Cliente, Multicritério

Resumo

A avaliação da Qualidade de Serviços constitui-se numa atividade de extrema importância para que uma empresa seja competitiva - apesar de existirem inúmeras dificuldades devido à ausência de padrões de qualidade suficientemente objetivos e precisos. Um dos procedimentos tradicionais para avaliar e classificar a Qualidade de Serviços é através da mensuração do Grau de Satisfação do cliente com o desempenho do serviço, à luz de um conjunto de critérios considerados relevantes. Neste contexto, este estudo apresenta uma abordagem alternativa fundamentada no emprego de um dos métodos multicritério mais utilizado em problemas de classificação - o método ELECTRE TRI (Yu, 1992). Objetivando investigar a utilização da referida abordagem em problemas de classificação, um estudo de caso foi realizado para avaliar e classificar a percepção da satisfação do cliente de um curso de extensão universitária.

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Publicado

2005-10-01

Como Citar

COSTA, H. G.; FREITAS, A. L. P. Aplicação do método ELECTRE TRI à classificação da satisfação de clientes: um estudo de caso em um curso de extensão universitária. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, Rio de Janeiro, RJ, v. 4, n. 4, p. 66–76, 2005. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rbpg/article/view/79132. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Estudos

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